Intervir no Porto
Sexta-feira, 8, Ilda Figueiredo, vereadora do PCP na Câmara Municipal do Porto, desafiou a autarquia a avançar, de imediato, com obras de requalificação de um terreno abandonado, com seis hectares, junto do Bairro da Bouça, projectado pelo arquitecto Siza Vieira, e do Bairro da Lapa.
À Lusa, Ilda Figueiredo referiu que os terrenos que unem os dois bairros devem servir não só veículos automóveis, «dado que a Rua de Cervantes é muito estreita e cria dificuldades de escoamento de trânsito», mas também que sirva os moradores, que «hoje em dia têm de atravessar uma zona de lama do Inverno com crianças e idosos, sem condições nenhumas».
A CDU defende ainda a «integração e renaturalização do afluente do Rio de Vilar», que se encontra canalizado ao longo da Rua de Cervantes», e reclama da Administração Central a «construção de habitação pública nas franjas daquela zona». Por outro lado, exige-se que seja criada «habitação pública e colectiva», com equipamentos públicos e de apoio para idosos e crianças, mas também centros de «convívio intergeracionais».