Mais água só no Ave
Os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos relativos ao mês de Outubro indicam que a quantidade de água armazenada desceu em 11 bacias hidrográficas de Portugal continental, tendo aumentado somente na do Rio Ave.
A bacia do Sado era a que apresentava no final do mês passado uma menor disponibilidade de água, seguida pelas do Barlavento, do Lima, do Arade, do Oeste e de Mira. As bacias do Cávado, do Guadiana e do Douro tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de Outubro.
Acima dos 50 por cento da capacidade total de armazenamento estavam ainda as bacias do Ave (a única que aumentou face a Setembro), do Mondego e do Tejo, pese embora neste último se avolumem nos últimos dias as preocupações para com o caudal, não apenas no rio mas nos seus afluentes, com a situação mais grave a registar-se no rio Pônsul.
De acordo com a mesma fonte, as albufeiras com menor disponibilidade de água situavam-se em Outubro nas bacias do Guadiana e do Sado, com as albufeiras de Abrilongo, Lucefit, Campilhas e Monte da Rocha a registarem níveis entre 1,5 e 8,5 por cento da respectiva capacidade.