Transportes públicos somam utentes
A entrada em vigor dos passes sociais únicos com preço reduzido, desde Abril, teve como consequência o aumento da procura de transportes públicos por parte dos utentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Para além de tal ser atestado pelo número de títulos mensais vendidos, esta semana o secretário executivo da AML, Carlos Humberto, confirmou que a entidade continua a emitir novas autorizações de horários, solicitadas pelas empresas prestadoras dos serviços.
Mafra, Montijo, Setúbal e Palmela são os concelhos onde o número de utentes mais cresceu e, simultaneamente, onde as operadoras têm tido maiores dificuldades em responder à procura, revelou à Lusa Carlos Humberto, que detalhou, também, que as empresas têm apostado nos desdobramentos (saídas de mais do que um autocarro no mesmo horário), pese embora a AML esteja disponível para abrir novos horários.
Já na AM do Porto, apesar de ainda não estarem disponíveis todas as modalidades previstas no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária, os transportes públicos ganharam 61 mil novos utentes com assinatura. Os dados apontam igualmente para um total de 1,3 milhões de carregamentos feitos nos últimos seis meses.