Frases
“Erdogan é um ladrão e está a roubar-nos a nossa terra.”
(Bashar al-Assad, Público, 23.10.19)
“O racismo e a xenofobia não são passíveis de legitimação pelo voto.”
(Pedro Norton, Visão, 24.10.19)
“A turistificação das cidades, de que Lisboa e o Porto são um exemplo, associada à especulação imobiliária, a modos de habitar e a modelos de reconstrução urbana que satisfazem uma estrita lógica de classe, faz delas territórios demarcados de uma burguesia transnacionalizada.”
(António Guerreiro, Ipsílon (Público), 25.10.19)
“[No Chile] Os salários são muito baixos, o custo de vida é muito alto, as pensões de reforma são baixíssimas. O sistema de saúde, assente em seguros privados, é demasiado caro e não serve a maioria.”
(Jorge Almeida Fernandes, Público, 26.10.19)
“A gestão de Draghi tornou, pois, mais saliente a quem serve a orientação política do BCE: os interesses financeiros do centro europeu.”
(Nuno Teles, Expresso, 27.10.19)
“Não se é ‘precário’, é-se ‘flexível’. Não se leva marmita para o emprego por constrangimentos económicos, mas porque é a ‘nova onda’. Partilha-se casa, com 20, 30, ou 50 anos, não por causa do magro salário ou da especulação imobiliária, mas porque estamos a praticar coliving. (…) Seria cómico, se não fosse trágico. É este o nosso mundo.”
(Vítor Belanciano, Público P2, 27.10.19)
“Portanto, não subscrevemos acordos [na concertação social] de acordo com a pressão mediática, governamental ou patronal. Subscrevemos de acordo com os conteúdos. Como já subscrevemos vários. Quatro. Nenhum deles foi cumprido.”
(Arménio Carlos, Negócios, 28.10.19)
“A desigualdade social conta, contudo, outra história, e, entre os 36 países da OCDE, em que o Chile entrou em 2010, cabe-lhe a pior posição.”
(José Carlos Barradas, Negócios, 29.10.19)