BRAGA

Carência de profissionais de saúde em Barcelos e Esposende

A deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga, Carla Cruz, questionou recentemente o Ministério da Saúde sobre a carência de assistentes operacionais nos Centros de Saúde dos concelhos de Barcelos e Esposende. Numa reunião recente com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Partido ficou a saber que o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III, que abrange os dois concelhos, funcionou durante o mês de Agosto com apenas cinco assistentes operacionais. Na questão enviada ao Governo, o PCP fala de um «número claramente insuficiente para prestar cuidados de qualidade e em segurança aos utentes» e garante que a situação «exige a tomada de medidas urgentes», desde logo contratação de mais profissionais.

Carla Cruz acrescenta ainda, a este propósito, que a prioridade «não deve ser a redução acelerada do défice orçamental, como o PS e o seu Governo defendem e praticam, mas a resolução dos problemas das pessoas e do País, em particular na área da saúde». Tivesse o PS aceite e concretizado as propostas do PCP e o Serviço Nacional de Saúde «estaria hoje em melhores condições para dar resposta às necessidades dos seus utentes e dos profissionais», garante a deputada, que encabeça a lista da CDU para as legislativas de 6 de Outubro.



Mais artigos de: Breves PCP

SNS degrada-se na região

Os problemas na área da saúde nos Açores «agravaram-se, avolumaram-se e pioraram», acusou o deputado do PCP João Paulo Corvelo, no debate de urgência realizado na Assembleia Legislativa Regional. Os comunistas sustentam esta avaliação no aumento dos tempos de espera para cirurgias, na ausência de respostas aos cuidados...