Epopeia da circum-navegação em Sevilha
«A viagem mais longa: a primeira volta ao Mundo», assim se chama a «grande exposição» comemorativa do projecto pensado e iniciado há 500 anos pelo português Fernão de Magalhães e terminado pelo espanhol João Sebastião Elcano. Inaugurada dia 12 em Sevilha, com a presença dos reis de Espanha, a exposição é a mostra principal entre centenas de eventos que terão lugar no país vizinho nos próximos três anos para assinalar a viagem de circum-navegação da terra iniciada em 20 de Setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminada em 06 de Setembro de 1522, no mesmo local.
Fernão de Magalhães, que planeou esta viagem financiada pelo reino de Castela, não terminou a expedição, dado que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo esta sido concluída por Elcano.
«Comemoramos a maior epopeia da história», afirmou à agência Lusa o comissário da exposição Antonio Fernandez Torres, para quem a exposição «é uma homenagem ao espírito explorador do Homem face ao desconhecido».