Jorge Fonseca é campeão mundial de Judo
O português Jorge Fonseca, 26 anos, conquistou, no dia 30 de Agosto, o título mundial de judo na categoria de -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov na final da competição, disputada em Tóquio.
O judoca do Sporting, que nasceu em São Tomé e Príncipe, chegou ao combate decisivo ao derrotar azeri Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico no Rio2016 e europeu em 2014, nas meias-finais, por waza-ari, depois de ter superado, nos quartos de final, o georgiano Varlam Liparteliani, por ippon, em 3.15 minutos. Antes, já tinha derrotado o chileno Thomas Briceno, o indiano Avtar Singh e o irlandês Benjamin Fletcher.
Ao munícipe do concelho da Amadora, a CDU endereçou felicitações e recordou que Jorge Fonseca é «um produto da escola pública, onde deu os primeiros passos no judo», assumiu «responsabilidades parentais ainda muito jovem» e lutou «contra a doença» (tumor na perna), o que «só acrescenta valor ao seu feito».
Por tudo isto, e porque será, com certeza, «um exemplo para muitos jovens» que «conhecem também as adversidades da vida», a Coligação PCP-PEV «junta-se a todos quantos, nesta hora, lhe dão os parabéns» e deseja a Jorge Fonseca «uma vida repleta de sucessos, tanto na sua vida desportiva, como na familiar e pessoal».
No dia 29 de Agosto, Bárbara Timo – nascida no Rio de Janeiro e naturalizada portuguesa em Janeiro deste ano – arrecadou a medalha de prata em – 70 kg.