É cada vez mais evidente que «não há Festa como esta»
CULTURA Na segunda-feira, 19, com uma vista soberba para o Tejo, foi apresentado em conferência de imprensa o programa integral da Festa do Avante!, com a presença de vários artistas que aí actuarão.
A Festa renova-se sem nunca perder as suas características
Apesar de muitos artistas, grupos e espectáculos terem já sido anunciados anteriormente, na passada segunda-feira foi apresentada a Revista da Festa, que contém toda a programação, da música ao teatro, do cinema à gastronomia e artesanato, dos debates às organizações regionais do Partido.
«É uma Festa para as famílias, para todo o tipo de públicos, para todo o tipo de pessoas. Aqui toda a gente pode ver um espectáculo tendo em conta os seus interesses», afirmou Madalena Santos, membro da Comissão da Festa. Como já é costume, a programação da Festa destaca-se por várias características, desde logo pelo largo espectro de géneros musicais presentes: na sexta-feira, a música erudita e a noite de música africana, mas também o jazz, o rock, o hip-hop, o fado, a electrónica ou o folk – em dez palcos espalhados pelo recinto.
Outra característica diferenciadora da Festa é a predominância da música portuguesa: dos 36 grupos e artistas que vão actuar no Palco 25 de Abril e no Auditório 1.º de Maio, 29 são portugueses. Na conferência de imprensa foram ainda anunciados dois novos nomes: o grupo português de rock The SPiLL e o grupo norte-americano Delvon Lamarr Organ Trio.
Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central, referiu-se às melhorias introduzidas para esta edição da Festa. «Nós procuramos, de ano para ano, criar as melhores condições para receber todos aqueles que ajudam a construir e a fazer funcionar a Festa do Avante!, e, particularmente, para todos aqueles que a visitam», afirmou. Assim, e para além da atenção dada às condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, foram também focadas as questões da limpeza e da reciclagem. Uma novidade: a abolição da utilização do plástico descartável nos serviços de refeição, anunciou.
Na sua 43.ª edição, uma certeza é garantida: a Festa do Avante! renova-se sem perder as suas características ímpares, às quais muitos milhares de portugueses se afeiçoaram.
Identificação com a Festa e os seus valores
Rita Grácio (Concerto para Bebés) :
É bom que os bebés tragam os pais, os avós, os tios, os irmãos porque é uma óptima forma de ter acesso à cultura. Esse acesso quando é feito pelos nossos filhos, a sensação é muito mais genuína. Para nós é um privilégio, porque é uma energia e uma confusão muito pura e genuína de pessoas que estão à procura de música e de estar em família a assistir a um concerto.
Fernando Ribeiro (Moonspell):
Já éramos frequentadores da Festa do Avante! quando começámos a banda, mesmo nas suas primeiras localizações. E sempre tivemos este desejo por este palco. Acho que não exagero se disser que é um sonho que se vai realizar para os Moonspell. Foram muitas Festas e artistas que aqui conhecemos. É uma honra e um privilégio.
Acho que na banda, todos nós nos identificamos com a Festa e com os seus valores.
Joana Dourado (Segue-me à Capella):
Queríamos agradecer, antes de tudo, o convite para estar aqui. Fazemos agora 20 anos, por isso vai ser excelente celebrar esta data na Festa do Avante!.
Vitor Rua (Vítor Rua & the Metaphysical Angels):
Eu na Festa do Avante! já estou em casa. Os Telectu vieram 23 anos consecutivos tocar à Festa. Com este projecto é a primeira vez. Voltamos com muita honra e com muito prazer a tocar na Festa do Avante! que é a melhor Festa de música do mundo!
Papillon:
Espero que todos gostem do que cá vou trazer.
Fast Eddie Nelson:
Este é um espectáculo muito importante para mim porque eu decidi ser músico aqui em frente ao Palco 25 de Abril há muitos anos. Então decidi convidar alguns artistas. Alguns com quem costumo colaborar normalmente e outros que tiveram uma importância muito grande na minha formação musical.
Terra Livre:
Este concerto para nós é já uma repetição, mas é uma repetição que faz todo o sentido. Já cá viemos tocar, no Palco Internacional e no Palco Novos Valores, mas o Auditório 1º de Maio sempre foi um objectivo e um sonho. Pelos concertos que lá vimos e pelas mensagens de tantas coisas que por lá já passaram.
Anarchiks:
Estamos muito entusiasmadas por tocar na Festa do Avante!. Faz algum tempo que já não tocamos em Portugal e este é um dos palcos mais importantes para nós, especialmente aqui na zona da «Grande Lisboa». Estamos completamente em alta a pensar em todas as músicas que queremos tocar.
Acho que vai ser incrível e acho que todas as bandas e grupos que aqui vão tocar também vão ser óptimos. Vai ser o melhor fim-de-semana de todos os festivais que existem cá.
Sebastião Antunes & Quadrilha:
Para nós é muito importante estar aqui. Somos um grupo que praticamente começou pela Festa. Estamos este ano a comemorar 25 anos e nada melhor do que vir comemorar esses 25 anos aqui. Este é sempre um dos nossos pontos altos.
Lembro-me de vir à Festa do Avante!, mesmo antes de começar a tocar e pensávamos que um dia o grande sonho seria vir tocar aqui à Festa do Avante!.
César Cardoso Quarteto:
Quero agradecer o convite. É sem dúvida um prazer estar aqui na Festa. Já cá estive anteriormente noutros grupos. Desta estou com o meu quarteto.
Rolando Semedo:
Eu já sou repetente na Festa. Já cá estive com outros projectos, mas esta é a primeira vez que venho em meu nome. Desde já muito obrigado à comissão por me convidar. Vamos estar com uma noite africana incrível e electrizante.
Achero:
Sou um rapper da nova escola. Lancei-me recentemente no mundo da música, há cerca de um ano. A Festa do Avante! é o meu primeiro grande concerto. Queria agradecer pelo convite, estou bastante entusiasmado e acho que vai ser uma Festa bastante interessante.
Kumpania Algazarra:
É sempre um prazer voltar à Festa do Avante!. Nós adoramos estar aqui, alguns de nós já vêm cá desde criança. A Festa marcou o nosso percurso musical e estamos agora a celebrar os 15 anos de carreira e o nosso novo disco. Esperamos pôr o pessoal aos saltos e a tenda abaixo!