Câmara do Seixal aprova Grandes Opções do Plano

IN­VES­TI­MENTO O exe­cu­tivo da Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal (CMS) aprovou, no pas­sado dia 7, a pro­posta de Grandes Op­ções do Plano para 2019 (GOP), num valor de mais de 135 mi­lhões de euros.

Va­lo­ri­zação dos tra­ba­lha­dores e in­ves­ti­mentos são fortes op­ções

O do­cu­mento para vi­gorar ainda du­rante este ano, vai ser sub­me­tido à As­sem­bleia Mu­ni­cipal, pela se­gunda vez, após ter sido chum­bado por este órgão em No­vembro de 2018, o que, como ex­plicou o pre­si­dente da au­tar­quia, Jo­a­quim Santos, «muito tem li­mi­tado a nossa acção».

Em de­cla­ra­ções di­vul­gadas pela Di­visão de Co­mu­ni­cação e Imagem do Mu­ni­cípio, Jo­a­quim Santos su­bli­nhou que «a im­ple­men­tação das GOP vai per­mitir con­cre­tizar a opção ges­ti­o­nária, va­lo­ri­zando cen­tenas de tra­ba­lha­dores da au­tar­quia», bem como avançar com «vá­rios in­ves­ti­mentos im­por­tantes que irão con­tri­buir de­ci­si­va­mente para a con­so­li­dação desta nova fase de grande de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial no con­celho, com a exe­cução de um vasto con­junto de pro­jectos e ac­ções de grande im­pacto no ter­ri­tório e na qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções».

Am­bição

Entre os pro­jectos que a Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal pre­tende im­ple­mentar estão, de acordo com a mesma fonte, o lan­ça­mento dos con­cursos das obras do Centro de Dia do Casal do Marco, o apoio à cons­trução do Lar de Idosos em Fernão Ferro e à creche da As­so­ci­ação dos Ser­viços So­ciais dos Tra­ba­lha­dores das Au­tar­quias do Seixal.

Na área do Am­bi­ente, des­taque para a se­gunda fase da cons­trução do Parque Ur­bano do Seixal e para o lan­ça­mento da pri­meira fase do Parque Me­tro­po­li­tano da Bi­o­di­ver­si­dade», en­quanto na na cul­tura o re­alce vai para a início dos pro­cessos de cons­trução dos cen­tros Cul­tural de Amora e In­ter­na­ci­onal de Me­dalha Con­tem­po­rânea».

No des­porto, por outro lado, a au­tar­quia sei­xa­lense prevê «a fi­na­li­zação da cons­trução do Pa­vi­lhão Des­por­tivo da Mundet, o de­sen­vol­vi­mento da obra do Com­plexo Des­por­tivo de Santa Marta do Pi­nhal, a aber­tura do con­curso para a cons­trução do Pa­vi­lhão Mu­ni­cipal de Fernão Ferro e a cons­trução da Pis­cina Mu­ni­cipal de Al­deia de Paio Pires», ao passo que na mo­bi­li­dade e trans­portes os ob­jec­tivos ime­di­atos passam pelo «de­sen­vol­vi­mento dos pro­jectos para a cons­trução do troço da al­ter­na­tiva à EN10 até Amora».

Nos ser­viços ur­banos, pros­segue a nota di­fun­dida pelo mu­ni­cípio, al­meja-se levar a cabo a «en­trada em fun­ci­o­na­mento do Centro Dis­tri­buidor de Água de Fernão Ferro e a re­no­vação das redes de abas­te­ci­mento de água», e na Edu­cação (área na qual a CMS já havia di­vul­gado um cál­culo que aponta para um in­ves­ti­mento global em curso na ordem dos seis mi­lhões de euros), a per­pec­tiva é a da re­qua­li­fi­cação e am­pli­ação das es­colas bá­sicas de Al­deia de Paio Pires e Quinta de Santo An­tónio, bem como obras de re­qua­li­fi­cação em ou­tras 14 es­colas do en­sino bá­sico e a exe­cução dos pro­jetos do novo Jardim de In­fância da Quinta de São Ni­colau».

«Irá ser lan­çado também o con­curso para a cons­trução da Loja do Ci­dadão em Amora e para o Ce­mi­tério Mu­ni­cipal de Fernão Ferro, e irá en­trar em fun­ci­o­na­mento o quartel dos Bom­beiros de Amora, após a inau­gu­ração re­cente do quartel dos bom­beiros em Fernão Ferro no Dia Mu­ni­cipal do Bom­beiro. Im­porta ainda re­ferir o in­ves­ti­mento do mu­ni­cípio no novo passe so­cial com cerca de dois mi­lhões de euros», con­clui a in­for­mação ofe­re­cida pela Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal.

Saúde fi­nan­ceira

Na di­vul­gação da apro­vação das GOP para 2019, o mu­ni­cípio do Seixal re­alça, igual­mente, que «de­cor­ridos quase dois anos de man­dato, a Câ­mara não só con­so­lidou a sua si­tu­ação eco­nó­mico-fi­nan­ceira, como tem vindo a re­gistar uma evo­lução muito po­si­tiva dos seus prin­ci­pais in­di­ca­dores e do nível cres­cente de in­ves­ti­mento pú­blico», apre­sen­tando «pelo 8.º ano con­se­cu­tivo, exer­cí­cios onde os pro­veitos su­peram os custos», e «o nono me­lhor re­sul­tado entre todos os mu­ni­cí­pios do País».

Ou seja, «ao mesmo tempo que tem tem vindo a re­duzir a dí­vida, tem au­men­tado também o in­ves­ti­mento ve­ri­fi­cado em anos an­te­ri­ores», os quais, ga­rante, «irá manter-se no Or­ça­mento de 2019».




Mais artigos de: Nacional

CDU defende municipalização do estádio do Estrela da Amadora

A CDU pretende que a Câmara Municipal da Amadora accione o direito de preferência e inicie negociações com vista à aquisição do património afecto ao antigo Clube de Futebol Estrela da Amadora (CFEA). Nesse sentido, o gabinete do vereador do PCP, Amável Alves, remeteu já uma proposta para que o...