CDU debate «turistificação» da Madeira e Porto Santo
A CDU promoveu, sexta-feira, 19 de Julho, no Funchal, um debate sobre «Ambiente e uso do Litoral», que contou com a presença e intervenção de Manuela Cunha, do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes».
Durante os trabalhos, foram analisados os impactos da «turistificação» do Litoral nas ilhas da Madeira e do Porto Santo, cujas economias dependem de um modelo de desenvolvimento económico que requer sobrecargas dos ecossistemas, que implicam a degradação do Litoral, a ocupação de solos com especial aptidão agrícola, impermeabilização dos solos na orla costeira em leitos de cheias, destruição de linhas de água.
Anteontem, 23, teve lugar um outro debate sobre «Transportes e coesão económica e social», com Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República.
Praia de sucata
No domingo, Herlanda Amado, eleita na Assembleia Municipal do Funchal e primeira candidata da CDU às eleições legislativas pelo círculo eleitoral da Madeira, alertou para a degradação e necessidade de requalificação da Praia Formosa.
«O Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal não têm assumido as suas responsabilidades», de preservar uma «zona balnear de excelência», permitindo que «a única praia de acesso livre do Funchal se transformasse numa sucata e lixeira».