Pescadores de Esposende reclamam medidas urgentes
PROPOSTA O PCP promoveu em Esposende um encontro com a comunidade piscatória de Cedovém, no qual participou Carla Cruz, deputada eleita pelo círculo eleitoral de Braga e candidata a um novo mandato.
Os pescadores de Esposende ganharam com a intervenção do PCP
O encontro, realizado no passado sábado, 13, foi promovido pela Comissão Concelhia de Esposende e envolveu diversos representantes daquela comunidade piscatória.
O presidente da Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende e um dos pescadores da comunidade de Cedovém defenderam medidas que garantam a melhoria das condições de acesso das embarcações ao mar nos três núcleos de pescadores de Apúlia. Chamaram também a atenção para o atraso no início das obras previstas nos armazéns de aprestos usados pelos pescadores.
A obra estava prevista terminar no próximo mês de Dezembro, mas até ao momento os pescadores não sabem sequer quando se iniciarão os trabalhos. Este projecto insere-se no Polis Litoral Norte e visa a modernização do portinho de pesca da Apúlia. É financiado no âmbito do Programa Mar 2020.
Depois da reunião, militantes e amigos do PCP juntaram-se numa sardinhada, onde os problemas da pesca e dos pescadores foram tema em destaque. Nas palavras que dirigiu nessa ocasião, Carla Cruz lembrou as iniciativas legislativas apresentadas pelo Partido visando a resolução dos principais problemas dos pescadores e a valorização da actividade piscatória e, mesmo, da comunidade de pescadores daquele concelho do distrito de Braga.
Muitas destas iniciativas resultaram em vitórias, como o alargamento do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca de 60 para 90 dias, criando a oportunidade de compensação de rendimento aos inscritos marítimos em situação de impossibilidade de prática da sua actividade. Para os pescadores de Esposende, esta é uma questão premente, pois as paragens da sua actividade decorrem também de motivos relacionados com a falta de condições de segurança da barra do Cávado. Impõe-se, assim, a reconstrução do molhe norte, a intervenção na barra, a dragagem do canal de navegação e a reposição da restinga.