- Nº 2381 (2019/07/18)

Eleger deputados que defendam Coimbra e a sua população

CDU

AVANÇAR O primeiro candidato da CDU do círculo eleitoral de Coimbra, Manuel Pires da Rocha, foi apresentado publicamente no passado dia 9, numa iniciativa realizada numa das principais praças da cidade.

O candidato escolhido para este círculo eleitoral, que se sobressai pela suatradição reivindicativa, transporta também consigo um amplo conhecimento da sua cidade e do seu distrito, possibilitado pelo património de intervenções e iniciativas levadas a cabo pela CDU em Coimbra.

«Consideramos que este é o momento de substituir os deputados eleitos por aqui, que ninguém conhece nem vê», afirmou Manuel Rocha, depois de admitir que apesar da CDU não eleger deputados por Coimbra já há várias eleições, a voz do distrito e da sua população chegava na mesma à Assembleia da República por seu intermédio. No entanto, reafirmou, é «preciso reforçar a CDU» e eleger «deputados que se comprometem com o povo e que levarão ao Parlamento cada uma das suas aspirações».

Neste distrito, à semelhança de muitos outros no País, são muitos os problemas de fundo que os seus habitantes enfrentam: desde a insuficiência dos serviços provocada pelas políticas de desinvestimento crónico até aos danos provocados pelos incêndios de 2017 aos agricultores e empresários, que continuam à espera das devidas compensações.

Relativamente às soluções para o distrito, que a CDU possui, Manuel Rocha assegurou que o «caderno de encargos» é extenso «e precisa de quem dele se ocupe». O distrito de Coimbra, destacou, precisa de respostas para a reactivação do seu tecido produtivo e que se ocupem da conclusão da obra hidrográfica do Baixo Mondego, dos estaleiros navais, do porto da Figueira da Foz e dos seus pescadores. Mas também de respostas que criem emprego, apoiem os pequenos e médios empresários, os agricultores e a agricultura familiar, de propostas que defendam os baldios e a floresta não intensiva, valorizem os bombeiros e reponham os guardas-florestais.

O candidato também se ocupou, na sua intervenção, das áreas da saúde e da educação. Nestas áreas, garantiu, a CDU continuará, tal como tem feito até agora, a bater-se pela reversão da fusão dos serviços médicos de Coimbra, pela construção de uma nova maternidade e pela recuperação das duas já existentes. A valorização da rede pública de ensino e a recuperação de algumas das escolas do distrito – como é o caso da Escola José Falcão – continua a ser uma necessidade.A CDU defende também a manutenção da Universidade de Coimbra fora do regime fundacional e o reforço do investimento no Ensino Superior.

Devolver um deputado para Coimbra
Jerónimo de Sousa, que também participou na iniciativa, sublinhou a importância de dar voz aos anseios e problemas dos trabalhadores e habitantes daquele distrito na Assembleia da República. O que só é possível elegendo um deputado pela CDU, «retirado pela imposta redução do número de deputados por este círculo e que a vida mostrou que faz falta».

Na sua intervenção, o Secretário-geral salientou a necessidade de garantir aos jovens as condições necessárias para que possam constituir família, o que vai do aumento dos salários à qualidade, acessibilidade e abrangência dos serviços públicos. Ter filhos «não pode depender das condições económicas e financeiras de cada um», afirmou por fim.

Paulo Coelho, do PEV, valorizou o impacto ambiental das conquistas alcançadas pela CDU nestes últimos quatro anos. Ao mesmo tempo que também sublinhou a necessidade de avançar nos direitos de mobilidade dos habitantes de Coimbra com o investimento nos transportes do distrito.