ÉVORA

Universidade tem de ser compensada

Em nota da Direcção da Organização Regional de Évora de dia 26, o PCP informa que o Governo garantiu ao seu Grupo Parlamentar que irá concretizar as transferências de verbas em falta para a Universidade de Évora. Com esta medida, procura-se compensar a instituição pelo impacto financeiro causado pelas medidas relacionadas com progressões nas carreiras, aumentos salariais, integração de trabalhadores com vínculos precários e redução do valor das propinas. O compromisso do Governo foi assumido em resposta a uma pergunta dirigida pelos deputados comunistas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Partido realça ainda que o impacto de todas estas medidas no orçamento de 2019 daquela universidade ronda um milhão e trezentos mil euros, a que se soma cerca de meio milhão de impacto financeiro de medidas tomadas em 2017 (relacionadas com a progressão na carreira docente) que só agora se fazem sentir. O Grupo Parlamentar do PCP quis saber que compromisso assume o Governo relativamente à transferência das verbas necessárias para que o início do próximo ano lectivo ocorra com normalidade, recebendo como resposta a garantia de que elas serão feitas».



Mais artigos de: Breves PCP

Prevenir novas catástrofes no Pinhal do Rei

O PCP alerta para a «situação extremamente perigosa» que se vive no Pinhal do Rei, no exacto momento em que se inicia o verão e, com ele, o aumento da probabilidade de deflagração de incêndios florestais. Numa nota da Comissão Concelhia da Marinha Grande, datada de 24 de Junho, o Partido responsabiliza Governo por...