O posto de saúde em Maceda tem de reabrir
Há já mais de um ano que a freguesia de Maceda, em Ovar, está sem posto de saúde. Como lembra a Comissão de Freguesia do Partido, num comunicado de dia 14, o pólo de Maceda da Unidade de Saúde Familiar Laços foi «inaugurado com pompa e circunstância em Maio de 2016» e significou um investimento de mais 400 mil euros por parte do município. Na ocasião, o presidente da Câmara afirmou inclusivamente que o projecto pretendia «garantir a “coesão” e os cuidados de saúde “de proximidade”» no município.
Porém, após ter sido inaugurado em Maio de 2016 e funcionado até finais do ano seguinte «semanalmente apenas durante uma manhã e uma tarde», acabou por encerrar em Maio de 2018, ou seja, menos de dois anos após ter entrado em funcionamento. Esta situação levou a que os utentes tivessem que se passar a deslocar às freguesias vizinhas de Cortagaça e Arada, o que é ainda mais grave tendo em conta que Maceda tem uma taxa elevada de população idosa, superior a 16 por cento.
Apesar de a Assembleia Municipal ter aprovado por unanimidade uma moção, proposta pelo PCP, instando o Ministério da Saúde a reabrir o pólo de Maceda, dotando-o dos meios humanos necessários, não existe até agora qualquer solução em curso para o problema.