Jornadas de trabalho a partir de dia 29 porque todos podemos ajudar à Festa
IMPLANTAÇÃO As jornadas de construção da Festa do Avante! arrancam no último fim-de-semana de Junho e trabalho não falta para que a maior iniciativa político-cultural nacional fique ainda mais bonita e melhor.
A implantação da Festa do Avante! convoca a generosidade e empenho
Com início marcado para o próximo sábado, 29, a implantação da Festa do Avante! convoca a generosidade e empenho dos comunistas e de muitos dos seus amigos. Nesta primeira fase, o foco do trabalho colectivo vai estar no tratamento de aspectos do terreno como o corte de ervas e arbustos, a preparação e plantação de algumas árvores e o arranjo das floreiras, antecipou ao Avante! Sara Gusmão, do executivo da Festa.
Para ocupar as mãos militantes nas primeiras jornadas de trabalho, concorrem, também, a requalificação prevista para as instalações sanitárias já existentes e a construção de quatro novas.
No acampamento interior, destinado àqueles que asseguram com maior disponibilidade o funcionamento da Festa do Avante! durante três dias, as tarefas a executar passam pela concretização do projecto de divisão em talhões e delimitação de caminhos, revelou ainda Sara Gusmão.
Os trabalhos no terreno da Festa do Avante!, contudo, não se resumem ao período da implantação. Por isso, voluntários que ali acorram durante o período de construção, e, posteriormente, os milhares de visitantes, vão constatar a reorganização e arrumação dos estaleiros e armazéns centrais, a extensão da rega automática a zonas verdes onde não existia, e os avanços nas redes de água e esgotos na Quinta do Cabo, bem como usufruir da conclusão da substituição das lâmpadas que ainda não eram LED na iluminação pública, informou igualmente a já referida dirigente da Festa do Avante!.
Do Arraial ao Raízes
Mas se na requalificação do espaço e equipamentos e nas infra-estruturas há novidades a registar, o mesmo se pode dizer quanto à existência de um novo palco. Ou melhor dizendo, a redefinição do até agora Palco Arraial para uma vertente mais abrangente.
Ao Avante!, Conceição Loureiro, do grupo de trabalho específico para esta área, relatou que a alteração da denominação do Palco Arraial para Palco Raízes procura responder à necessidade de, mantendo-o como lugar privilegiado para as danças e cantares das regiões, aprofundar a sua vocação etnográfica.
As manifestações da música popular e de intervenção e os projectos de fusão e recriação daquelas vão ganhar peso num palco que preserva as características fundamentais e a morfologia que até agora lhe conhecemos, mas que justamente procura dar dimensão a expressões culturais mais abrangentes, explicou também Conceição Loureiro, antes de desvendar que na programação do agora chamado Palco Raízes vão ser tidos em conta dois aspectos: as noites de sábado e domingo são dedicadas à música de raiz popular e de intervenção; outro objectivo é promover uma mais estreita ligação entre o palco e a animação de rua que ocorre durante os três dias da Festa do Avante!, particularmente nos momentos de abertura e encerramento do espaço.