Gente com capacidade de lutar e transformar
LEGISLATIVAS Anteontem, 11 de Junho, a CDU deu a conhecer os seus primeiros candidatos às eleições de 6 de Outubro pelos círculos eleitorais de Évora, Beja, Coimbra, Castelo Branco e Madeira.
Évora
João Oliveira
39 anos, advogado. Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra, da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da AAC, da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria e do seu Conselho de Escola. Foi membro da Assembleia de Freguesia da Horta das Figueiras (Évora).
Deputado do PCP à Assembleia da República nas X, XI, XII e XIII legislaturas, integra a Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, é presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Beja
João Dias
45 anos, enfermeiro. Especialista em Enfermagem de Reabilitação, exerceu funções na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo – EPE e na Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Beja. Foi professor convidado na Universidade de Évora, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no Funchal.
Co-fundador da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas e do ULCUS – Centro de Estudos e Investigação de Feridas, é eleito da CDU na Assembleia Municipal de Beja, deputado do PCP à Assembleia da República na XIII legislatura e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar. É membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP.
Coimbra
Manuel Pires da Rocha
57 anos, professor de violino. Diplomado em Violino pelo Instituto Gnessin (Moscovo, URSS, 1988), integrou comissões para a reforma do Ensino Artístico Especializado e a direcção do Ateneu de Coimbra. Foi director do Conservatório de Música de Coimbra e de Loulé.
É músico da Brigada Victor Jara. Participou, enquanto músico, num vasto número de espectáculos e registos fonográficos. Foi autor do documentário seriado «Povo Que Canta - Passo Segundo», para a RTP.
É membro da Assembleia Municipal de Coimbra, da direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro e da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP.
Castelo Branco
Ana Leitão
52 anos, professora. Lecciona no 2.º ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas do Fundão.
Foi membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco e primeira candidata das listas da CDU à Câmara Municipal de Castelo Branco nas eleições autárquicas de 2017.
É dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro e da Comissão Concelhia do PCP de Castelo Branco.
Madeira
Herlanda Amado
39 anos, operária conserveira. Foi assessora parlamentar e eleita na Assembleia de Freguesia de São Martinho, no Funchal. Actualmente, é membro da Assembleia Municipal do Funchal e activista do Movimento Democrático das Mulheres (MDM). Integrou a Direcção Nacional da JCP. É membro da Direcção da Organização da Região Autónoma da Madeira do PCP.