Editorial

ABRIR CAMINHO E AVANÇAR

A situação política nacional continua marcada pelas eleições para o Parlamento Europeu e o seu resultado. É um resultado que, como sublinha o...
Opinião
A talhe de foice

A emboscada

A emboscada feita pelo Fisco numa rotunda de Valongo com patrocínio da GNR (que mandava parar as viaturas) está longe de ficar esclarecida,...
Actual

Zangam-se as comadres...

Os EUA detêm quase 40% do milionário mercado mundial de exportações de armamento que, segundo dados do próprio Departamento de Estado...
Actual

«O Estado é bem-vindo no capital dos CTT»

O Estado gere mal, é ineficiente, tem clientelas. O Estado falha dia, noite e nos intervalos. O Estado estraga tudo onde se mete e devia deixar a sociedade civil e a iniciativa privada tratarem dos negócios. O Estado deve regular, de preferência o mínimo possível.

Já todos ouvimos concepções destas e as suas diversas declinações, a propósito dos serviços públicos, do sector empresarial do Estado ou das privatizações, apresentadas como ciência inquestionável.

É por isso que é deliciosamente irónica a entrevista de Manuel Champalimaud, presidente do grupo empresarial com o mesmo nome e principal accionista dos CTT, a quem o Expresso do passado fim de semana deu o título que encima este Actual.

«O Estado», diz Champalimaud, «podia ser um accionista como qualquer outro (...) estando no conselho perceberia as dificuldades de gerir uma operação como esta e teria de ter uma atitude consentânea. (...) A vantagem (...) seria a transparência e a criação de condições económicas para a subsistência da operação. Porque de duas uma: ou não querem perder dinheiro – neste caso dos contribuintes – e preocupam-se, como qualquer outro accionista, em ter uma gestão do negócio sã, ou, se só olharem para o lado do consumidor, têm de criar apoios e assumir que é um custo que querem suportar.»

Não é maravilhoso? Afinal, o tal Estado gordo e metediço serviria muito bem para «a subsistência da operação» de Champalimaud, desde que continuasse o capital a mandar e o Estado se limitasse a injectar dinheiro. Agora que estão à vista de todos as consequências desastrosas da privatização, ei-los a clamar pela intervenção do Estado.

A solução de enterrar dinheiro público em empresas privadas está mais do que testada. Não serve, é errada, não se deve repetir. O que é necessário é recuperar o controlo público dos CTT, salvar a empresa, o serviço público postal público e universal e os postos de trabalho.

 

Actual

O jeitinho

Vocês podiam dar um jeitinho, dizem-nos alguns amigos bem intencionados, justamente preocupados com os resultados eleitorais do PCP e da CDU,...
Crónica Internacional

Fascismo económico

A deterioração da relação entre os EUA e a China continua a marcar a situação internacional, acrescentando incerteza e pessimismo às...
PCP

Mais justiça fiscal para fazer o que o País precisa!

Temos denunciado o enorme embuste que constitui a tese do aumento da «carga fiscal» a que PSD e CDS têm recorrido para não só branquear a política de direita como abrir caminho a novas reduções de impostos sobre o grande capital.

Em Destaque

CDU apresenta candidatos às legislativas de Outubro

ELEIÇÕES A CDU anunciou anteontem, 4 de Junho, os seus primeiros candidatos às eleições de 6 de Outubro para a Assembleia da República num primeiro grupo de círculos eleitorais, no Continente e na Europa.

Em Foco

Cerrar fileiras para os combates que aí estão

COMÍCIOS «Desenganem-se os agoirentos do costume», o PCP continuará, sejam «quais foram as circunstâncias», os combates em defesa do povo e do País, sublinhou Jerónimo de Sousa em dois comícios realizados este fim-de-semana.

PCP

Cerrar fileiras para os combates que aí estão

COMÍCIOS «Desenganem-se os agoirentos do costume», o PCP continuará, sejam «quais foram as circunstâncias», os combates em defesa do povo e do País, sublinhou Jerónimo de Sousa em dois comícios realizados este fim-de-semana.

Deturpação, mentira e manipulação

Há uma acusação recorrente apontada à análise que o PCP faz das batalhas eleitorais: a «desculpa» da discriminação, deturpação e mentira...
Trabalhadores

Dias de greves

Os Sapadores Bombeiros de Lisboa decidiram começar na noite de dia 5 uma greve de um mês, ao serviço no concelho, e outra greve ao trabalho...
Assembleia da República
Nacional

Piquenicão em Cuba para festejar Abril

REFORMADOS Mais de quatro mil pessoas são esperadas, no próximo domingo, 9, em Cuba, para o 24.º Piquenicão Nacional do MURPI. Nesta grande festa vão actuar mais de 60 grupos de cantares.

CDU aumenta votação em Castro Marim

REFORÇO Apesar de ter aumentado a votação relativamente a 2017, a CDU não logrou a eleição de um vereador nas eleições intercalares para a Câmara Municipal de Castro Marim, realizadas no domingo, 2.

Porto

A CDU apresentou, anteontem, 4, na Câmara do Porto, uma proposta que defende a suspensão de novos pedidos de Alojamento Local (AL) em todas as...
Europa

NATO abre as portas à Macedónia do Norte

CERCO A NATO continua a reforçar a sua presença junto das fronteiras da Rússia, integrando mais países europeus. Prepara-se agora para admitir, até ao final de 2019, a Macedónia do Norte.

Internacional

Moléculas da Liberdade

Finalmente a Casa Branca refere-se oficialmente ao petróleo como «moléculas da liberdade» e ao gás natural como...

Tiananmen: verdades e mistificações

CHINA A passagem de 30 anos sobre os acontecimentos de Maio-Junho de 1989 na Praça de Tiananmen, em Pequim, tem dado renovado pretexto para uma nova campanha política contra a República Popular da China.

Venezuela dialoga pelos caminhos da paz

DIÁLOGO O presidente da República da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a assegurar que o diálogo representa hoje o único caminho, no quadro da Constituição, para a estabilidade do país bolivariano.

Luta cresce no Brasil a caminho da greve geral

RESISTÊNCIA Perto de dois milhões de pessoas saíram às ruas de mais de 200 cidades do Brasil, a 30 de Maio, em protesto contra os cortes na Educação e a reforma da Segurança Social. Dia 14 há greve geral.

Temas

Do trabalho e do cantar

CULTURA Na ordem de sucessão dos acontecimentos naturais – diz quem sabe – tudo se transforma há muitos milhões de anos sem que de outra mão, que não a da Natureza, tenha havido precisão. Bichos e vegetais foram-se sujeitando aos humores do clima e às farturas e escassezes que lhes fossem calhando, adaptando-se uns, sumindo-se outros, porque «vontade» é qualidade de que não foram dotados. Já aos humanos, não sendo velozes como os felinos nem agarrados ao chão como as árvores, permitiu-se-lhes serem capazes de inventar securas em dia de temporal e regos de levar a água à terra quando ela racha de tanta sede.

Argumentos
Sociedade

Essa grande festa que é a Festa

«Não há Festa como esta!»: longe de ser um mero slogan, esta frase resume em poucas (e acertadas)palavras o que é a Festa do Avante!,...
TVisto

News

Consta que os britânicos, e porventura não apenas eles, dizem que «no news, good news», o que bem se entende se nos lembrarmos de que as más...
Memória
Festa do Avante!

Da Princesa ao Cabo há um mundo a desvendar

FESTA DO AVANTE! Entre 6 e 8 de Setembro, no magnífico espaço da Quinta da Atalaia, há muito para fazer e conhecer e momentos extraordinários para viver e partilhar na festa que é um pouco do País novo por que lutam os seus construtores.

Aconteceu

Faleceu Agustina Bessa-Luís

Morreu na segunda-feira, 3, no Porto, Agustina Bessa-Luís. Nascida em 1922, em Vila Meã, Amarante, encontrava-se afastada da vida pública há...

Faleceu o físico Gaspar Barreira

Fundador e um dos maiores impulsionadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, morreu no dia 31 de Maio o...

Agenda

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sábado – 8 de Junho MATOSINHOS15h30 – Comício «Avançar...

A semana em resumo