Aprovado diploma do PCP por melhor serviço público na Transtejo e na Soflusa
MOBILIDADE O Parlamento aprovou, dia 12, um projecto de resolução do PCP pugnando pela qualificação e promoção do serviço público de transporte fluvial.
Há que qualificar e promover o serviço público de transportes
Alcançada essa importante conquista que foi no início deste mês a substancial redução do preço dos passes, permitindo mais mobilidade e abrangência a centenas de milhares de utentes, importa agora «avançar e garantir melhores transportes públicos», como sublinhou na apresentação do diploma da sua bancada o deputado comunista Bruno Dias.
Aprovado por todas as bancadas (à excepção do PSD, que se absteve), o texto esteve em debate conjuntamente com uma petição através da qual a Comissão de Utentes dos Transportes do Seixal
reivindicava um melhor serviço público, designadamente a renovação e reforço da frota da Transtejo e da Soflusa. Iniciativas similares do PEV, BE e PAN tiveram igual aprovação, baixando todas à comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.
Detalhando os principais pontos em que essa qualificação e promoção do transporte público fluvial deve incidir, Bruno Dias referiu desde logo como prioritário o cumprimento dos horários e o reforço da oferta. Num e noutro caso, frisou, trata-se ainda de repor os níveis de serviço e os horários que existiam antes da política de desastre e desmantelamento do anterior governo PSD/CDS. Uma política que só não foi mais longe, observou, «porque as populações, os trabalhadores, os eleitos locais se uniram e lutaram contra essa ofensiva».
Medidas urgentes
Recusada pelo parlamentar comunista foi entretanto a ideia de que se pode ficar tranquilamente à espera que cheguem os navios anunciados pelo Governo. «É preciso investir na manutenção agora, garantir os meios necessários, materiais e humanos no serviço», exigiu. Isto é particularmente importante dada a «carência gritante de pessoal nas empresas, com uma restrição inaceitável ao recrutamento e ao investimento».
Daí o sublinhado que Bruno Dias fez no sentido de avançar urgentemente no recrutamento de pessoal para todas as áreas e serviços, mas também nas «obras de requalificação dos terminais fluviais, especialmente de Cacilhas e do Barreiro». Tal como importa é garantir «estabilidade no financiamento e gestão de recursos» e, bem assim, na manutenção de navios, pontões, canais navegáveis».
Problema estes que são o fruto das políticas de direita que «foram abrindo a porta às privatizações através da degradação dos serviços públicos», recordou Bruno Dias, que lamentou que PS e PSD tenham inviabilizado propostas do PCP no Orçamento do Estado que teriam permitido desbloquear parte destas situações e reforçar os meios.