Professores na AR dia 16
Para «saudar, no momento e no próprio local, aqueles que, fazendo justiça, contribuíram para a recuperação do tempo de serviço que foi cumprido enquanto a carreira esteve congelada», as organizações sindicais de docentes (ASPL, Fenprof, FNE, Pró-Ordem, Sepleu, Sinape, Sindep, SIPE, Sippeb e SPLIU) convocaram para a próxima terça-feira, dia 16, às 15 horas, uma concentração junto à Assembleia da República.
Nesse dia vai ser discutida e votada a apreciação parlamentar do decreto-lei que pretende impor a eliminação de mais de 6,5 anos na contagem do tempo de serviço prestado nos períodos de congelamento das progressões.
O objectivo foi expresso numa nota conjunta das dez estruturas, emitida dia 2, após os seus representantes serem ouvidos em comissão, na AR, no seguimento da petição pela recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias cumpridos. Entregue com mais de 60 mil assinaturas de docentes, a petição «é um óptimo contributo para a resolução deste problema».
A «greve ao sobretrabalho» (para lá do horário de trabalho normal) foi alargada pela Fenprof a toda a actividade, no período de interrupção lectiva após as reuniões de avaliação (de hoje, 11, até dia 22).