Cátia Benedetti apresentada pela CDU em Ponta Delgada

AÇORES Candidata da CDU ao Parlamento Europeu (PE), Cátia Benedetti foi apresentada no sábado, 30, numa conferência em que esteve João Ferreira.

O voto na CDU vale sobretudo por aquilo a que abrimos as portas

A sessão de apresentação à imprensa decorreu em Ponta Delgada, no passado fim-de-semana. João Ferreira primeiro candidato da coligação PCP-PEV ao Parlamento Europeu, deslocou-se ao arquipélago dos Açores, onde realizou visitas e contactos com a população. Cátia Benedetti surge em 14.º lugar na lista da CDU às eleições para o PE, pelo hemiciclo no qual foi igualmente candidata em 2014. Nascida em Itália, reside nos Açores desde 1987, tendo-se naturalizado portuguesa. É doutorada em Literatura Italiana e foi docente na Universidade dos Açores até 2017.

Em finais dos anos 90 começou a participar activamente nas iniciativas da CDU, e em 2012 tornou-se membro do PCP. Em 2018 passou a funcionária do PCP.

Intervindo na apresentação, Cátia Benedetti sublinhou que «a Europa é um espaço geográfico feito de diferentes países, línguas, culturas, modos de vida, que encerra uma intensa história de contactos, transformações, lutas, experiências sociais, avanços e retrocessos. Mais do que uma ideia, a Europa é um viveiro de realidades, de dinâmicas colectivas demasiado enraizadas nas nossas memórias e identidades, para que em escassas décadas se possa fazer tábua rasa de tudo isso e imaginar uma Europa federalizada e plana, um mar sem ondas onde imperam poderes sem rosto nem país, alheios às necessidades e às vontades reais e diferentes dos seus povos».

Nesse sentido, realçou que «a Europa não é a União Europeia, e certamente não é esta União Europeia que já desesperadamente nos tentam impor como se não houvesse outros horizontes».

A candidata lembrou ainda que «nos próximos dois meses, no acrescido diálogo com as populações, com os trabalhadores, com os produtores e com os agentes económicos das nossa ilhas, haverá modo de demonstrar, de forma documentada, sector por sector, o sentido e o alcance» do trabalho realizado pelos deputados do PCP no PE, e designadamente na defesa dos interesses, anseios e aspirações dos açorianos e do progresso social e económico da região.

Contudo, não deixou de salientar desde já que, «para além de tudo a que nos opomos e de tudo o que combatemos, o voto na CDU vale sobretudo por aquilo a que abrimos as portas: a visão de uma sociedade mais justa e igualitária; a construção de uma democracia avançada, concreta, real, que não se esgote numa cidadania periódica, numa ou noutra fase eleitoral. Esta é a nossa teimosa esperança, é a afirmação tenaz de uma memória colectiva capaz de mobilizar a força, a energia e a paixão de que necessitamos para que outros, muitos outros, se nos juntem neste caminho» o «único pelo qual vale a pena lutar», concluiu.




Mais artigos de: CDU

Campanha da CDU no terreno em Viseu e Vila Real

O cabeça-de-lista da CDU ao Parlamento Europeu, João Ferreira, esteve no dia 1 nos distritos de Viseu e Vila Real. No primeiro contactou com trabalhadores da PSA, em Mangualde, e visitou a Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira. No segundo, interveio numa sessão pública, onde denunciou as consequências...

Apoiamos a candidatura da CDU

Ana Biscaia Ilustradora Ana Rita Fialho Estudante na Universidade de Évora Botelho Leal Vice-Almirante Carlos SilvaFarmacêutico, Comandante dos Bombeiros de Santiago do Cacém Diogo Pinto Membro da Direcção da Associação de Estudantes da FLUL, Membro da Sociedade Harmonia Eborense Duarte...

Juventude CDU com Abril na rua

Decorreu, no passado dia 30, a apresentação da Juventude CDU, que adopta como lema «O voto que faz barulho». A estrutura que reúne militantes da Juventude Comunista Portuguesa e da Ecolojovem, bem como jovens sem filiação partidária mas vinculados à luta por um futuro melhor, foi dada a...