PCP solidário com a justa luta dos pescadores
O PCP está preocupado com a actividade piscatória no concelho de Cascais e, num comunicado da sua Comissão Concelhia, saúda a «justa luta» que os pescadores locais têm desenvolvido em torno da manutenção da sua actividade e em defesa da produção nacional». Em causa está o Programa da Orla Costeira Alcobaça – Cabo Espichel (POC-ACE), já publicado em Diário da República, que entre outras matérias reclassifica a Praia da Ribeira como zona balnear e altera profundamente a zona da lota, onde diariamente são descarregadas duas toneladas de pescado.
Se na primeira questão o processo está suspenso, face ao resultado do parecer emitido pelo Capitão do Porto de Cascais e do consequente pedido de retirada por parte da Câmara Municipal da proposta de classificação da praia, o mesmo não sucede com a lota. Neste caso, como realça o grupo parlamentar do PCP no requerimento que dirigiu ao Ministério do Mar, o espaço que se pretende reservar para a lota é exíguo, não respondendo às necessidades dos pescadores e potenciando a ocorrência de situações de conflito entre diferentes utilizadores e utentes, nomeadamente moradores, restaurantes, os próprios pescadores e os compradores em lota.
No dia 23 de Março, uma delegação do Partido, na qual se inseriram o deputado João Dias e o vereador Clemente Alves, visitou a Praia da Ribeira e as infra-estruturas associadas à actividade piscatória aí existentes, tomando contacto directo com o problema.