Fernando Midões (1933-2019)
Fernando Midões, um dos mais consagrados críticos de teatro portugueses, faleceu a 10 de Março na Casa do Artista, onde residia. Tinha 86 anos. Natural de Lisboa, estudou Ciências Pedagógicas e Direito, mas foi como jornalista que se notabilizou. Trabalhou durante décadas na RTP, participando na histórica emissão de 25 de Abril de 1974 e dirigindo dezenas de programas, nomeadamente de Teatro para televisão.
Fundou o Grupo Cénico de Direito, onde foi actor e encenador. A carreira de crítico iniciou-a no jornal A Planície, colaborando mais tarde com o Diário Popular e o Diário de Notícias. Foi membro da Sociedade Portuguesa de Autores e da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Em 2017, o seu espólio de críticas teatrais foi entregue ao Museu do Teatro, que o tem aberto a consulta.
Militante do PCP de 1974, esteve organizado no Sector Intelectual da ORL do PCP, integrando a célula da RTP. Nos últimos anos estava organizado em Oeiras. Foi membro da Comissão de Trabalhadores da RTP e membro do Sindicato dos Jornalistas.