CDU apresentou primeiros candidatos

ELEIÇÕES Os cinco nomes que encabeçam a lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE) foram divulgados ontem. Três mulheres acompanham os já deputados João Ferreira e João Pimenta Lopes.

A apresentação da lista completa está agendada para 15 de Março

Depois de João Ferreira, biólogo, 40 anos, actual deputado do PCP no PE, vereador na Câmara Municipal de Lisboa e membro do Comité Central do Partido, ter sido apresentado, dia 17 de Janeiro, como cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária, a plataforma eleitoral que une comunistas, ecologistas e independentes divulgou, quarta-feira, 6, mais quatro candidatos ao hemiciclo de Estrasburgo.

A apresentação da lista completa está agendada para o próximo dia 15 de Março numa iniciativa que terá lugar ao final da tarde no Hotel Corinthia, em Lisboa, mas antecipando a sessão a CDU anunciou que no sufrágio a realizar no dia 26 de Maio, acompanham João Ferreira, nos cinco primeiros postos, três mulheres e o já deputado no PE João Pimenta Lopes.

Assim, em segundo lugar na lista da CDU surge Sandra Pereira, 42 anos, linguista, investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, dirigente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica, da Sociedade Desportiva e Recreativa do Outeiro da Vinha (Alvoco da Serra, Seia), e membro da Direcção do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP.

Em terceiro lugar encontra-se João Pimenta Lopes, que substituiu Inês Zuber no PE a partir de 1 de Fevereiro de 2016. João Pimenta Lopes também é biólogo e enquanto deputado em Estrasburgo assume as vice-presidências da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do PE e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, sendo, igualmente, membro da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.

Em quarto e quinto lugares na lista da CDU estão, respectivamente, Mariana Silva, 36 anos, professora, eleita na Assembleia Municipal de Guimarães e na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião, é também membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes»; e Diana Ferreira, 38 anos, psicóloga, deputada do PCP na Assembleia da República (AR), no âmbito da qual integra a Comissão Parlamentar da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Militante do PCP, Diana Ferreira é membro da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

Na nota enviada às redacções, a CDU esclarece que, no quadro das diversas eleições que irão ocorrer em 2019, «considerou que Miguel Viegas, actual deputado do PCP no PE, para além da sua natural e activa participação na campanha eleitoral, terá uma intervenção particularmente centrada nas eleições para a AR», e anuncia que Miguel Viegas irá encabeçar «a lista da CDU pelo Distrito de Aveiro, círculo eleitoral que assume uma crescente importância».

Todos somos candidatos

Recorde-se que no passado dia 2 de Fevereiro, num Encontro Nacional ocorrido em Matosinhos, o PCP aprovou uma resolução na qual sublinha que o «PCP e a CDU enfrentarão as batalhas eleitorais com consciência da acrescida exigência que as envolve, mas também com a confiança e determinação que a força da razão confere a quem fala verdade, esteve, e está, no lado certo da luta por um Portugal de progresso, mais justo, desenvolvido e soberano; com a confiança e determinação que resulta da sua intervenção e do reconhecimento mais amplo pelos trabalhadores e pelo povo de que não há solução para os problemas nacionais nem resposta ao desenvolvimento do País pela mão de governos PSD/CDS ou de governos do PS».

Lembrando que «a questão central colocada aos trabalhadores e ao povo é a de assegurar as condições para fazer avançar o País no caminho do desenvolvimento económico, do progresso social e da afirmação da soberania nacional», no texto apela-se a «todos os militantes do PCP e da JCP e aos activistas da CDU» a que integrem, nas próximas batalhas eleitorais, «uma enorme acção política e de massas, privilegiando a mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apresentando propostas e soluções para os problemas do País».

«Uma grande jornada priorizando o contacto directo com o povo, valorizando os candidatos da CDU e o trabalho desenvolvido, e reafirmando o compromisso com os interesses nacionais e com a luta por um Portugal com futuro», afirma-se ainda.




Mais artigos de: CDU

Fazem falta mais deputados que defendam os nossos interesses

PARLAMENTO EUROPEU Reforçar a CDU para avançar na resolução dos problemas do povo e do País – esta foi a ideia-chave que João Ferreira repetiu no sábado, 2, no distrito de Leiria, e que Jerónimo de Sousa reiterou no jantar-comício na Marinha Grande, que encerrou a jornada.