60 anos de Revolução cubana em debate
O Clube Vilafranquense acolheu, na noite de 21 de Fevereiro, o debate promovido pela Comissão Concelhia do PCP evocativo dos 60 anos da Revolução cubana, em que participaram a embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, e Cristina Cardoso, da Secção Internacional do PCP. Nesta iniciativa estiveram presentes de forma particularmente activa e entusiástica, 125 pessoas.
Nas intervenções valorizou-se o facto de em Cuba, apesar do cruel e ilegal bloqueio norte-americano, serem direitos gratuitos e universais a saúde, a educação, a habitação e a cultura, demonstrando que ali é o povo a estar no centro da acção política. Da parte do PCP foi reafirmada a tese de que não existem modelos de socialismo, mas antes casos concretos que nascem e se constroem da realidade existente em cada país. A Revolução cubana é, pois, um exemplo de determinação, força e dignidade de que é possível, superando adversidades, construir um futuro de desenvolvimento e progresso.
Relativamente à situação que se vive hoje na América Latina, a embaixadora de Cuba garantiu que ela não se limita à Venezuela e que a sua evolução poderá determinar o futuro da região. A solidariedade com a Venezuela Bolivariana é, assim, uma expressão de apoio a Cuba e à América Latina.