VILA FRANCA DE XIRA

60 anos de Revolução cubana em debate

O Clube Vilafranquense acolheu, na noite de 21 de Fevereiro, o debate promovido pela Comissão Concelhia do PCP evocativo dos 60 anos da Revolução cubana, em que participaram a embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, e Cristina Cardoso, da Secção Internacional do PCP. Nesta iniciativa estiveram presentes de forma particularmente activa e entusiástica, 125 pessoas.

Nas intervenções valorizou-se o facto de em Cuba, apesar do cruel e ilegal bloqueio norte-americano, serem direitos gratuitos e universais a saúde, a educação, a habitação e a cultura, demonstrando que ali é o povo a estar no centro da acção política. Da parte do PCP foi reafirmada a tese de que não existem modelos de socialismo, mas antes casos concretos que nascem e se constroem da realidade existente em cada país. A Revolução cubana é, pois, um exemplo de determinação, força e dignidade de que é possível, superando adversidades, construir um futuro de desenvolvimento e progresso.

Relativamente à situação que se vive hoje na América Latina, a embaixadora de Cuba garantiu que ela não se limita à Venezuela e que a sua evolução poderá determinar o futuro da região. A solidariedade com a Venezuela Bolivariana é, assim, uma expressão de apoio a Cuba e à América Latina.



Mais artigos de: Breves PCP

PCP contra venda da Quinta do Braamcamp

O PCP está contra a venda da Quinta do Braamcamp, anunciada recentemente pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, do PS. Os comunistas lembram que aquele espaço foi adquirido pelo anterior executivo municipal, numa decisão unânime. A ideia era que a Quinta se transformasse num «espaço de todos e para todos,...