Aconteu
Filipe Santos bate recorde mundial

No Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que decorreu no último fim-de-semana na Guarda, Filipe Santos bateu o recorde do mundo dos 25 metros mariposa na categoria de S21-Síndrome de Down.

O nadador, da Associação Desportiva e Cultural de Portimão, terminou com 15,59 segundos, melhorando o recorde (15,75) que pertencia ao sul-africano Pietie Bell. Filipe Santos detinha o recorde da Europa (15,89) na mesma categoria e era recordista mundial dos 25 livres (14,15).


Évora quer ser Capital Europeia da Cultura

A Câmara Municipal de Évora assumiu oficialmente a decisão de avançar com a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027, num processo que é «para ganhar» e que pretende envolver todo o Alentejo.

À margem do workshop internacional «Culture capital cities», que arrancou no dia 14 de Fevereiro, Carlos Pinto de Sá, presidente da autarquia, frisou que a candidatura «é um trabalho para desenvolver Évora e para servir a sua população, os agentes culturais, todos aqueles que vivem e trabalham em Évora e na região».

«Temos a melhor cidade e a melhor candidatura para podermos ganhar em 2027 o selo de Capital Europeia» afiançou, à Lusa, o eleito do PCP.


Teatro Portalegrense à venda no OLX

Anteontem, continuava à venda, no OLX, o Teatro Portalegrense, um «testemunho arquitectónico» dos meados do século XIX da autoria do arquitecto José de Sousa Larcher, com uma «inegável» ligação à obra de José Régio.

Para o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), este é «mais um exemplo do desprezo, desleixo e incúria em que o património cultural da cidade de Portalegre se encontra» e cujo exemplo mais demonstrativo é o da Fábrica Robinson.


Prata para guerreiras lusas de futsal

No primeiro Europeu de futsal feminino organizado pela UEFA, Portugal ficou em segundo lugar, depois de ter sido derrotado pela Espanha, por 4-0. No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares a Rússia levou a melhor sobre a Ucrânia no desempate por penáltis.

O evento decorreu em Gondomar entre os dias 15 e 17 de Fevereiro. «Lutámos até ao fim e demos tudo em campo. Este Europeu deixa-nos mais orgulhosos que nunca das nossas guerreiras e com a certeza de que muitas alegrias estão para vir. Obrigado por nos fazerem sonhar!», valorizou a Federação Portuguesa de Futebol.


Prémio para «Atlas das viagens e dos exploradores»

O «Atlas das viagens e dos exploradores», de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, foi eleito o melhor livro de «Não Ficção» pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Itália.

O livro começa 350 anos antes de Cristo, com Pytheas, geógrafo e matemático que saiu do Mediterrâneo e se aventurou até ao Norte da Europa, e termina com Mary Henrietta Kingsley, uma das poucas mulheres exploradoras, que viajou sozinha até à África Ocidental no século XIX.

Esta obra informativa também inclui outros nomes, como o navegador português Bartolomeu Dias, o naturalista Charles Darwin, Marco Polo e Alexander von Humboldt, mas também Ibn Battuta, que esteve quase 30 anos em viagem, e Jeanne Baret, a francesa que se disfarçou de homem para se juntar à primeira viagem de circum-navegação ao serviço da Europa.


México converte prisão num centro cultural

O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, anunciou, segunda-feira, 18, que a prisão existente numa das ilhas do arquipélago Islas Marías vai ser convertida no Centro Cultural Muros de Água Jose Revueltas, adoptando o nome do escritor e activista político e do romance que escreveu quando esteve lá dentro.

Segundo Lopez Obrador, o objectivo é que a ilha seja desfrutada no futuro por crianças e jovens, com um centro cultural vocacionado para o «conhecimento sobre o meio ambiente e a natureza».



Resumo da Semana
Frases