Mobilização para reverter a linha circular em Lisboa

ME­TRO­PO­LI­TANO «A linha cir­cular é uma má opção» que vai custar mais de 200 mi­lhões de euros ao erário pú­blico, de­nun­ciou-se, an­te­ontem, em Lisboa. O PCP re­clama a ex­pansão para Al­cân­tara e Loures.

Mo­bi­lizar re­cursos na­ci­o­nais para o in­ves­ti­mento pú­blico

Pro­mo­vida pela CDU, a au­dição, na lo­tada Bi­bli­o­teca Or­lando Ri­beiro, em Te­lheiras, contou com a par­ti­ci­pação de João Fer­reira e Bruno Dias, res­pec­ti­va­mente, de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu e na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Para os co­mu­nistas, a linha cir­cular «é uma má opção» que acres­centa pouco mais que duas es­ta­ções (Santos e Es­trela), pre­ju­dica di­rec­ta­mente a po­pu­lação de Te­lheiras, Odi­velas e zona Norte da ci­dade e im­pede que seja con­cre­ti­zada a ex­pansão da rede para Al­cân­tara e Loures.

Ma­nuel Gou­veia, res­pon­sável pelo sector dos trans­portes da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP, lem­brou que o Me­tro­po­li­tano «pre­cisa de ou­tros in­ves­ti­mentos» que vão além da «ex­pansão da rede», no­me­a­da­mente a «ma­nu­tenção da infra-es­tru­tura e dos equi­pa­mentos», no «nú­mero de tra­ba­lha­dores, para dar res­posta à ma­nu­tenção, ope­ração e cir­cu­lação» e para «repor os ní­veis de qua­li­dade, fi­a­bi­li­dade e de frequência da oferta».

Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Loures, con­si­derou «pre­ju­di­cial» a de­cisão do Exe­cu­tivo PS para a «or­ga­ni­zação da ci­dade de Lisboa», mas também para quem vive em Odi­velas, Loures, Vila Franca de Xira, Torres Ve­dras, So­bral de Monte Agraço e Mafra.

«Po­demos fazer muitos dis­cursos acerca da di­mi­nuição do dió­xido de car­bono e da di­mi­nuição do uso dos trans­portes pri­vados», mas pa­rece que a opção do Go­verno é ter «mais carros eléc­tricos» em vez de «uma me­lhor rede de trans­portes», para que «menos vi­essem em carro pró­prio» e «mais em trans­porte co­lec­tivo», de­fendeu o eleito nas listas da CDU.

Du­rante os tra­ba­lhos, in­ter­vi­eram ou­tros eleitos au­tár­quicos, de ou­tras forças po­lí­ticas, mem­bros da Co­missão de Tra­ba­lha­dores do Me­tro­po­li­tano, di­ri­gentes do Sin­di­catos dos Trans­portes e Co­mu­ni­ca­ções, mo­ra­dores, utentes e en­ge­nheiros re­for­mados do Metro.

Pro­postas para mo­bi­li­dade
Bruno Dias anun­ciou que o Par­tido vai apre­sentar, ainda esta se­mana, um pro­jecto de re­so­lução «por uma ex­pansão» da rede do Metro «ar­ti­cu­lada com as ne­ces­si­dades de mo­bi­li­dade da Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa». O do­cu­mento propõe que o Go­verno «re­con­si­dere» a opção, im­posta ao Me­tro­po­li­tano, de con­cre­tizar a linha cir­cular entre o Cais do Sodré e o Campo Grande e «dê pri­o­ri­dade» à ex­pansão da rede para Al­cân­tara e Loures. «Este é um con­tri­buto que nós (co­mu­nistas) pro­cu­ramos co­locar no plano do de­bate po­lí­tico», afirmou.

No final, João Fer­reira re­feriu que a «re­jeição da linha cir­cular» e a «ne­ces­sária con­cre­ti­zação de in­ves­ti­mentos de ex­pansão e de re­forço da rede» não estão dis­so­ci­adas «do que es­pe­ramos do fu­turo ime­diato do nosso pró­prio País», sendo de «enorme im­por­tância» as elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE) e para a AR.

De­fendeu, por isso, a «ne­ces­si­dade de mo­bi­lizar re­cursos na­ci­o­nais para o in­ves­ti­mento pú­blico, também no do­mínio das infra-es­tru­turas de trans­portes, so­bre­tudo numa al­tura em que se pers­pec­tiva, para um fu­turo quadro fi­nan­ceiro da União Eu­ro­peia, pós-2020, um corte sig­ni­fi­ca­tivo das verbas a atri­buir a Por­tugal».



Mais artigos de: Nacional

Jornadas Legislativas na Madeira para construir a alternativa

PRO­POSTAS Os de­pu­tados do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica e na As­sem­bleia Re­gi­onalda Ma­deira vão par­ti­cipar, de 9 a 12 de Ja­neiro, nas «Jor­nadas Le­gis­la­tivas» que se vão re­a­lizar na Ma­deira e Porto Santo.

Mérito Cultural para Manuel Gusmão

ME­DALHA O Go­verno por­tu­guês en­tregou, an­te­ontem, a Me­dalha de Mé­rito Cul­tural a Ma­nuel Gusmão, mi­li­tante do PCP, poeta, en­saísta e pro­fessor uni­ver­si­tário.

Incêndios de 2017 continuam a dizimar no distrito de Coimbra

Na segunda-feira, uma delegação da CDU, com João Ferreira, deputado do PCP e primeiro candidato às eleições para o Parlamento Europeu, visitou as áreas afectadas pelos incêndios de 2017 no distrito de Coimbra.Em Silveirinhos, S. Pedro de Alva e Penacova – visita acompanhada por Carlos Fonseca,...

São Jorge não é uma ilha de segunda!

A propósito de uma visita do Governo Regional dos Açores à ilha de São Jorge, em Janeiro, a CDU alertou para diversos problemas que necessitam de resolução e que passam, sobretudo, por «falta de visão», «planeamento» e «organização». A Coligação PCP-PEV deu como exemplo o Centro de Saúde de Velas, um «edifício antigo»...

Aumento brutal do estacionamento em Almada

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Almada votaram contra a proposta de Regulamento de Estacionamento, Paragem e Circulação na Via Pública, colocada a apreciação no dia 23 de Janeiro. Para os eleitos do PCP, o executivo do PS quer transformar a Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação – ECALMA numa...

Acção pelo fim das portagens nas ex-SCUT

O PCP realizou, segunda-feira, 4, uma acção de contacto no distrito do Porto «pelo fim das portagens» nas autoestradas A28, A29, A41 e A42. Na Póvoa do Varzim, a iniciativa contou com a presença de Jorge Machado, deputado na Assembleia da República (AR). Amanhã, 8, a AR debate uma proposta do...