Trivalor já cumpre

Ao fim de seis anos e meio de greves e acções com impacto público, em hospitais da região Norte e em empresas, como a RTP e a Petrogal, as concessionárias de cantinas, refeitórios e bares do Grupo Trivalor (Gertal e Itau) passaram a cumprir as normas da contratação colectiva e a pagar o trabalho em dia feriado com um acréscimo de 200 por cento.
Ao anunciar este resultado, o Sindicato da Hotelaria do Norte lembrou que as empresas aproveitaram-se da Lei 23/2012 do governo PSD/CDS, que suspendeu normas da contratação colectiva, e continuaram a pagar apenas 100 por cento pelo trabalho em dia feriado. Para um salário de 600 euros, significava o pagamento de 27,70 euros em vez de 55,40.
A par das acções de luta, foram feitas várias denúncias à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e protestos na delegação desta, no Porto, e na sede da ACT em Lisboa. Foram depois levantados alguns autos de notícia, que culminaram em condenações no Tribunal do Trabalho e na Relação.
Também na semana passada, o sindicato da Fesaht/CGTP-IN anunciou que a Casa de Saúde de São Lázaro, em Braga, perdeu o último recurso para o Tribunal Constitucional e vai ter de pagar mais de 12 mil euros a cada trabalhadora, por não ter cumprido a reclassificação profissional prevista no contrato colectivo da hospitalização privada, celebrado em 2010.



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

Thyssenkrupp recuou

Na Thyssenkrupp Elevadores ficou oficialmente sem efeito a imposição de horários por turnos (em vez do regime de piquete), que teria efeitos a partir de 1 de Fevereiro. A Comissão Intersindical da Fiequimetal na empresa, ao anunciar este recuo num comunicado de 25 de Janeiro, valorizou «a participação, a mobilização e a...

Médicos e professores na greve dia 15

Para 15 de Fevereiro, a Federação Nacional dos Médicos emitiu um pré-aviso de greve, associando-se à jornada de luta de todos os trabalhadores da Administração Pública, em defesa da dignidade dos trabalhadores e pela valorização das carreiras e dos serviços públicos. Ao anunciar esta decisão, no dia 1, a FNAM assinalou...

Évora é Fidelidade

Dezenas de trabalhadores do centro de atendimento da Fidelidade, que funciona em Évora em regime de concessão à Newspring, deslocaram-se a Lisboa anteontem, dia 5, para se concentrarem frente à sede da seguradora, no Largo do Calhariz, à hora em que ali decorria uma reunião do conselho de administração. Este foi um...

E as refinarias?

«A situação nas refinarias é preocupante e a única responsável é a administração Amorim», alertou no dia 4 a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal, chamando a atenção para a greve em Sines, há mais de trinta dias, e a paragem total no Porto, depois de um incidente.