Solidariedade reafirmada
Em Santa Maria da Feira, no centro histórico, decorreu no sábado, dia 26, uma acção de solidariedade e luta contra os despedimentos ilegais, a repressão e o assédio patronal, que contou com centena e meia de participantes, entre os quais o Secretário-geral da CGTP-IN e vários outros dirigentes da central, bem como a deputada Diana Ferreira e outros representantes do PCP.
Promovido pelo Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, este «cordão humano» teve como motivo a reafirmação do apoio a Cristina Tavares, a trabalhadora corticeira que resiste ao segundo despedimento na Fernando Couto Cortiças, de Paços de Brandão. Com os mesmos objectivos, foi anunciada uma «tribuna pública» para 9 de Fevereiro, no Arraial de Lourosa, cidade que é conhecida como capital da transformação de cortiça e onde reside a trabalhadora resistente. Durante a concentração, foram cantados os «parabéns» a Cristina, que fizera anos na véspera. Arménio Carlos insistiu que a justiça tem de ser feita em tempo útil, face à fragilidade dos trabalhadores despedidos ilegalmente.
Foi ainda revelado que estão a ser desenvolvidos contactos para que esta trabalhadora e uma delegação sindical sejam recebidas pelos grupos parlamentares, para ouvir a posição destes sobre este caso concreto e a situação nas empresas corticeiras e de outros sectores.