PS, PSD e CDS unidos pela justiça informal

Na Assembleia da República, PS, PSD e CDS chumbaram, no dia 19, um projecto de lei do PCP para proibir «o Estado de recorrer à arbitragem como forma de resolução de litígios em matéria administrativa e fiscal».

No dia 22, em nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido acentua que a «votação revela, mais uma vez, que em matérias estruturantes – neste caso a Justiça, função soberana do Estado – os partidos da política de direita se continuam a entender e a pactuar».

«Trata-se efectivamente de um pacto de justiça informal, mas que tem dado corpo às políticas de justiça dos sucessivos governos, actual incluído, seja no acesso dos cidadãos à justiça, seja no seu financiamento, seja na crescente tendência para a sua privatização», refere o documento.

Resolver os conflitos

O projecto de lei do PCP visava pôr fim à possibilidade de o Estado recorrer à arbitragem privada, aos tribunais arbitrais como forma de resolver os conflitos decorrentes da aplicação de contratos administrativos, bem como em matéria tributária.

«Com o argumento, recorrente, da incapacidade do Estado para resolver os atrasos dos Tribunais Administrativos e Fiscais, dada a falta de meios que competia ao Estado dotá-los para estarem aptos a resolver todo o tipo de conflitos, foram sendo encontrados mecanismos de resolução extrajudicial dos conflitos», resultando que «cada vez mais matérias de competência dos tribunais do Estado» tenham sido transferidas da «função judicial para o domínio privado», considera o Partido.

«A utilização dos tribunais arbitrais no domínio, por exemplo, das parcerias público-privadas (PPP), tem sido verdadeiramente ruinosa para o Estado», acrescentam os comunistas.




Mais artigos de: PCP

Manter acesa a chama das lutas prolongadas

Na luta de classes que molda e impulsiona a história e que é particularmente crua nas empresas e locais de trabalho, onde o antagonismo entre Trabalho e Capital se materializa de forma mais objectiva, vitórias e derrotas sucedem-se e são, sempre, transitórias. Desenrolam-se confrontos entre detentores dos meios de...

Reforço anima trabalho colectivo em Alcochete

ASSEMBLEIA A Organização Concelhia de Alcochete do PCP realizou, sábado, 13, a sua XI Assembleia, tendo decidido avançar mais no reforço partidário e na ligação aos trabalhadores e às populações.

PCP na primeira linha em defesa dos serviços públicos

O PCP acompanhou a concentração de utentes da saúde, realizada no passado dia 19, contra o encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e dos Serviços de Atendimento a Situações de Urgência (SASU) de Soares dos Reis, que serve a maioria dos habitantes de Mafamude, Vilar do...

Faleceu Rui Paixão, militante comunista

Faleceu recentemente o camarada Rui Paixão, operário, militante comunista desde 1974 e sindicalista. Foi delegado sindical e coordenador do secretariado da Comissão Intersindical da Lisnave, entre 1976 e 1981, e coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul de 1982 a 1990. Nesta data passou...

Batalha pela mobilidade

O PCP promoveu, nos passados dias 17 e 18, acções de contacto e esclarecimento junto dos utentes da Fertagus, as quais consistiram na distribuição de um documento relativo ao fim da concessão da ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal. «Com o fim da PPP, ganhariam os utentes, que veriam mantida a qualidade do serviço...