Água pública

A propósito do Dia Nacional da Água, assinalado a 1 de Outubro, a Associação Água Pública acusou o Governo de estar a desenvolver «uma ofensiva contra a gestão municipal do abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, a partir da imposição das “agregações” dos sistemas em “baixa”». Esta situação ocorre depois da fusão dos sistemas em «alta», assente na agregação de sistemas multimunicipais, apenas parcialmente revertida.

A Água Pública exige a cessação e reversão das privatizações por concessão ao capital privado, que «têm tido uma gestão penalizadora do erário público e com gravosas consequências para as populações abrangidas por tais sistemas».

Também a Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal (AIA) reafirmou o seu compromisso com a gestão pública dos serviços de águas e com a qualificação permanente dos mesmos.



Mais artigos de: Breves Nacional

Comboios sem qualidade

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Évora lançou, no dia 27 de Setembro, nas estações da CP de Évora, Vendas Novas e Casa Branca, um abaixo-assinado em defesa da qualidade do transporte ferroviário intercidades.

Crime ambiental em Coimbra

Francisco Queirós, vereador da CDU na Câmara Municipal de Coimbra, realizou, no passado dia 25, uma visita à freguesia de Castelo Viegas. Em Marcos dos Pereiros, o vereador, acompanhado por outros eleitos da Coligação PCP/PEV, observou um corte massivo e desregrado de várias dezenas de árvores, em mata municipal,...

Mudanças em Loures

A Direcção Concelhia de Loures do PCP deu a conhecer que António Pombinho e Maria Eugénia Coelho cessaram as funções de vereadores eleitos pela CDU na Câmara Municipal, sendo substituídos, desde 1 de Outubro, por Tiago Matias e Gonçalo Caroço.