A grande festa do Desporto na Festa do Avante!
PARTILHA A Festa do Avante! volta para mais um ano, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro. À semelhança das edições anteriores, em 2018, o desporto estará presente em grande força.
Desporto na Festa é sinónimo de competição mas sobretudo de convívio, partilha e amizade
São 46 as modalidades que preenchem o vasto e diversificado programa de três dias, várias delas de alta competição, lado a lado com as modalidades mais recreativas de raiz tradicional e com as de desporto adaptado.
A prática desportiva é um instrumento indispensável de formação, factor de equilíbrio e bem-estar, e assume na sociedade uma importância crescente na dignificação e realização humana e social. Assim é entendido o Desporto na Festa do Avante!, concretizado todos os anos com o esforço, dedicação e trabalho colectivo de uma equipa formada por mais de 300 pessoas, entre militantes comunistas e amigos do Partido e da Festa.
Modalidades para todos os gostos
O número de modalidades desportivas e de atletas que participam na Festa do Avante! tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Esta edição não fugiu à regra, acrescentando-se novas práticas à já larga lista. A Festa do Avante, que também é a Festa do desporto, será marcada por três dias com uma grande variedade de actividades, áreas e locais de participação, desde os desportos colectivos aos radicais, como contaram em conversa com o Avante!, na Atalaia, alguns dos membros da equipa responsável pelo Desporto na Festa.
A noite de sexta-feira começará com o Sarau Gímnico, uma presença já regular na Festa assegurada este ano pela presença de sete colectividades, envolvendo mais de 200 participantes, confirmou Cláudia Reis, membro da Comissão de Desporto da Festa. Para além da Ginástica, a noite do dia 7 será ainda preenchida com a grande gala de Danças de Salão, composta pela actuação de 100 dançarinos de seis colectividades. «O número de colectividades que se juntam à Festa tem entretanto vindo a aumentar todos os anos», afirmou ainda a responsável por aquelas duas apresentações no Polidesportivo da Festa.
Desporto para todos
Mas a programação de sexta-feira não se fica por aqui. Ao mesmo tempo, no Ringue de Boxe, decorrerão demonstrações de Boxe e Kickboxing, e estarão já abertas ao público as mesas de matraquilhos no Pavilhão dos Matraquilhos.
O dia que se segue, ao contrário de sexta-feira, começará bem cedo, com torneios da malha e do chinquilho que se prolongarão durante quase todo o dia e que se estendem pelo domingo. Joaquim Negrita, do «Clube Recreativo da Cruz de Pau», colectividade que participa há pelo menos sete anos na Festa, salientou a grande afluência de participantes e que obrigou a alargar o período dos torneios.
Também de manhã serão realizadas as meias finais e as finais do Torneio Nacional de Futsal Sénior Masculino (Lisboa - Setúbal e Viseu - Porto) e, posteriormente, Feminino (Guimarães - Armamar).
Com o desenrolar do dia, estarão presentes três equipas de Andebol de escalão infantil (o «Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades», o «Independente Futebol Clube Torrense» e o «Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho») que realizarão jogos demonstrativos durante uma hora.
O Basquetebol também estará presente, no sábado, com a participação das equipas sub-16 do «Seixal Clube 1925» e «Basket Almada Clube».
A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) estará presente de novo na Festa do Avante! com a participação das equipas de Basquetebol e Andebol em Cadeira de Rodas. «A nossa presença comprova um dos lemas da Festa, “Uma Festa para todos”. Nós também achamos isso, o desporto deve ser para todos. A presença do desporto adaptado na Festa também faz com que mais pessoas com deficiência venham cá, o que este ano será ainda mais evidente dado que o espaço tem os percursos acessíveis e haverá o comboio que facilitará a circulação das pessoas com mobilidade reduzida», afirmou Bruno Lopes, da direcção nacional da comissão de desporto da APD.
Competição saudável
Ainda no sábado, os visitantes da Festa poderão participar nos torneios de Xadrez e de Matraquilhos, em jogos tradicionais junto ao pavilhão dos matraquilhos, ou assistir a jogos de Boccia, espaço próprio reservado a esta modalidade, actividades todas elas igualmente disponíveis no domingo. O mesmo sucede com a Parede de Escalada e com o Slide, assegurados pela Associação de Paraquedistas do Seixal e de Almada, ou com o Passeio Náutico em embarcações típicas tradicionais do Tejo, pela baía do Seixal, iniciativa que se realiza também sábado e domingo.
O dia 8 termina com uma apresentação de Yoga por parte da Confederação Portuguesa de Yoga, com uma aula aberta de Zumba e com a Gala de Artes Marciais, que abrirá com a dança do leão chinês seguida de várias artes marciais, tais como o Karaté, o Kung-Fu, o Jogo do Pau Português, Jiu-Jitsu, Capoeira, Krav Maga, Judo, Taekwondo e ainda duas novas artes marciais que não estiveram presentes no ano passado, o Kendo e o Aikido.
O último dia da Festa, domingo, será maioritariamente preenchido pelas finais do Torneio de futsal infantil Avante Jovem (dos escalões de Benjamins, Traquinas e Petizes), que teve início em Maio, sob a direcção conjunta do Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro e da Comissão de Desporto da Festa do Avante!.
A noite fecha em grande com um jogo de demonstração de Hóquei em Patins sub-15, com a participação da instituição de solidariedade social «Criar-T», seguida desse momento de grande beleza que é sempre o Festival de Patinagem Artística, que este ano contará com três esquemas de grupo e cerca de 100 atletas, organizado pelo Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional.
Milhares de atletas na Corrida da Festa
No dia 9 de Setembro, domingo, e como já é tradição, irá realizar-se a Corrida da Festa do Avante!. Este ano na sua 31.ª edição, a Corrida constitui um ponto alto da presença do Desporto na Festa. O atletas partirão às 9h30, da Marginal de Amora em direcção ao Seixal, voltando pelo mesmo percurso até ao recinto da Festa do Avante!, numa distância total que ronda os 10 quilómetros. A Corrida é uma prova aberta, de participação voluntária e gratuita, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou atletas individuais.
Também este evento tem vindo a crescer em popularidade e a atrair um número crescente de participantes. Joaquim Maia, um dos responsáveis pela coordenação técnica da corrida, sublinhou esse facto assinalando que «no ano passado foram registados na chegada à meta 1650 atletas da corrida e 1200 da caminhada».
Ao todo são quase 100 pessoas integradas na organização do evento, distribuídas por várias tarefas como o abastecimento, a partida, as chegadas, e a água.
As inscrições deverão ser realizadas até ao dia 4 de Setembro. Mais informações através do email [email protected].
Caminhada
Também no domingo de manhã, em paralelo à Corrida da Festa do Avante!, será realizada a Caminhada da Festa com um percurso de seis quilómetros sem qualquer intuito competitivo. O percurso delineado pretende que os participantes possam aproveitar a beleza natural da baía do seixal.