Iluminação mais amiga do ambiente em Serpa

Segundo anunciou a Câmara de Serpa no final de Junho, cerca de 30 por cento da iluminação pública do concelho deverá ser assegurada por luminárias de tecnologia LED até ao final de 2019, num projecto municipal para reduzir custos com energia.

O projecto, que está a ser desenvolvido desde 2017 em parceria com a EDP, pretende substituir as luminárias de iluminação pública de tecnologia convencional por novas de tecnologia LED «mais amiga do ambiente» e económica.

O projeto tem «por base preocupações ambientais», mas também o objetivo de reduzir os custos com a iluminação pública, explica o município em nota de imprensa, referindo que, segundo a EDP, dependendo das potências das luminárias existentes e das que serão instaladas, por norma, pode-se equacionar «uma redução na ordem dos 50 por cento» nos consumos de energia.

De acordo com a Câmara de Serpa, apenas 45 das 5104 luminárias que existiam no concelho no final de 2016 eram LED e o município espera que cerca de 30 por cento das existentes no final de 2019 já sejam daquela tecnologia.

No âmbito do projeto, em 2017, o município substituiu as luminárias de tecnologia convencional por novas LED existentes na localidade de Santa Iria e em algumas artérias da aldeia de Vales Mortos e da cidade de Serpa, num total de 268.

Este ano, a autarquia vai substituir 850 luminárias de tecnologia convencional por novas LED, sendo 201 em A-do-Pinto, Vale Vargo e Vila Nova de São Bento, 122 em Vila Verde de Ficalho, 89 em Brinches, 55 em Mina da Orada e 43 em Vale Poço.

Em 2019, o município prevê substituir outras 850 luminárias de tecnologia convencional por novas LED, sendo 400 em Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, 120 em Vila Verde de Ficalho, 119 em Pias, 119 em Brinches, 54 em A-do-Pinto e 38 em Serpa.




Mais artigos de: Nacional

CNA reclama mais apoios para acudir aos agricultores

CALAMIDADE A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama apoios públicos especiais para minimizar os prejuízos causados pela chuva, granizo e trovada em várias regiões do Centro, Norte e Nordeste do País.

13 mil assinaturas pelo fim das armas nucleares

Hoje, uma delegação do Conselho Português para a Paz e Cooperação e da Associação Juvenil Projecto Ruído vai entregar no Gabinete da Presidência da Assembleia da República, às 15 horas, as mais de 13 mil assinaturas recolhidas na petição «Pela paz, pela segurança, pelo futuro da humanidade – Pela assinatura por parte de...

Refeições entregues a privados por proposta do BE

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, dia 21 de Junho, uma proposta do vereador do BE, Ricardo Robles, que prevê a aquisição de serviços de refeições para as escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância, por mais de 1,4 milhões de euros, a ser contratualizados com uma das empresas convidadas. Em nota à...

Residentes e amigos de Alfama exigem habitações

No dia 14 de Junho, o Tribunal Central Administrativo do Sul determinou a não demolição dos edifícios no Largo de São Miguel, onde a Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende construir o Museu Judaico de Lisboa. Entretanto, está a circular um abaixo-assinado (peticaopublica.com/psign.aspx?pi=casas-sao-miguel), de...

Visita ao Museu do Aljube

No domingo, 1, residentes dos concelhos de Mafra, Loures e Lisboa visitaram o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade. A iniciativa foi promovida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses.