EUA provocaram crise na Nicarágua

INGERÊNCIA Or­ga­nismos ofi­ciais dos Es­tados Unidos estão a as­ses­sorar e fi­nan­ciar mo­vi­mentos na Ni­ca­rágua para de­ses­ta­bi­lizar o país centro-ame­ri­cano e tentar der­rubar o go­verno da Frente San­di­nista.

O mi­nistro dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros da Ni­ca­rágua, Denis Mon­cada, rei­terou que o go­verno do pre­si­dente Da­niel Or­tega é um go­verno cons­ti­tu­ci­onal le­gi­ti­ma­mente eleito e de­nun­ciou que há grupos e mo­vi­mentos que tentam der­rubá-lo por meios ile­gais.

Du­rante uma sessão de tra­balho da Co­missão de Ve­ri­fi­cação e Se­gu­rança do diá­logo na­ci­onal entre o go­verno ni­ca­ra­guense e sec­tores opo­si­ci­o­nistas, me­diado pela Igreja Ca­tó­lica, Mon­cada su­bli­nhou que con­versar re­quer con­di­ções bá­sicas de paz e se­gu­rança. «Não se pode di­a­logar num am­bi­ente de vi­o­lência, in­se­gu­rança e cri­mi­na­li­dade, es­tando o go­verno obri­gado a manter a ordem pú­blica de acordo com a Cons­ti­tuição e a lei», afirmou.

O jor­na­lista norte-ame­ri­cano Max Blu­menthal, en­tre­tanto, de­nun­ciou numa re­por­tagem que a ac­tual crise que a Ni­ca­rágua atra­vessa não se deve a uma ex­plosão so­cial es­pon­tânea, como de­ter­mi­nados meios de co­mu­ni­cação pre­tendem fazer crer, mas a uma es­tra­tégia bem de­li­neada por Washington.

Para Blu­menthal, a Agência dos Es­tados Unidos para o De­sen­vol­vi­mento In­ter­na­ci­onal (USAID) e a Fun­dação Na­ci­onal para a De­mo­cracia (NED) são os or­ga­nismos que estão por de­trás da ins­ta­bi­li­dade na Ni­ca­rágua.

Ambas as en­ti­dades, es­pe­ci­a­listas na in­ge­rência em países que não estão ali­nhados com as po­lí­ticas in­ter­ven­ci­o­nistas es­tado-uni­denses, as­ses­so­raram e fi­nan­ci­aram mo­vi­mentos na Ni­ca­rágua para so­cavar o go­verno san­di­nista.

A Ni­ca­rágua vive há mais de dois meses uma grave crise po­lí­tica, de­sen­ca­deada por pro­testos contra uma re­forma da se­gu­rança so­cial, mais tarde re­vo­gada, o que não travou as ma­ni­fes­ta­ções, a que se so­maram exi­gên­cias po­lí­ticas. Há de­nún­cias de que os dis­túr­bios pú­blicos fazem parte de um plano di­ri­gido do ex­te­rior com o ob­jec­tivo de de­ses­ta­bi­lizar o país e pro­vocar o der­rube do go­verno da Frente San­di­nista.




Mais artigos de: Internacional

Obrador vence eleições no México

VITÓRIA Nas elei­ções no Mé­xico, no dia 1, López Obrador, e líder do Mo­vi­mento de Re­ge­ne­ração Na­ci­onal (Mo­rena), do centro-es­querda, ga­nhou em 31 dos 32 es­tados e foi eleito pre­si­dente da Re­pú­blica.

Prossegue o diálogo na Península da Coreia

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, viaja esta quinta-feira, 5, para Pyongyang, a fim de prosseguir o diálogo sobre a desnuclearização da Península da Coreia. A porta-voz da Casa Branca, Sara Sanders, anunciou que Pompeo vai reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jon-un. O presidente estado-unidense,...

Presidentes Putin e Trump reúnem-se em Helsínquia

O Kremlin e a Casa Branca confirmaram que os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Donald Trump, dos Estados Unidos, vão reunir-se no próximo dia 16 em Helsínquia. Segundo Moscovo, as conversações irão centrar-se «no estado actual e nas perspectivas de desenvolvimento das relações russo-estado-unidenses, assim como...

África comemora 100 anos de Mandela

A União Africana (UA) iniciou as celebrações do centenário de Nelson Mandela, que se festeja a 18 de Julho. O programa inclui a inauguração de uma avenida em Adis Abeba com o nome do primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul, depois de ter estado preso durante 27 anos pelo regime do apartheid. As...