Audição sobre agricultura biológica
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no dia 4, na Escola Superior Agrária de Coimbra, uma audição sobre agricultura biológica. Presentes na mesa estiveram Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, Vladimiro Vale, da Comissão Política do Comité Central do Partido, e João Noronha, presidente da ESAC. Tendo como pano de fundo o novo regulamento europeu sobre produção biológica, em discussão no Parlamento Europeu, o debate, não deixando de analisar criticamente o documento, versou igualmente sobre aspectos mais gerais da Política Agrícola Comum e da Estratégia Nacional sobre Agricultura Biológica, aprovada recentemente pelo Governo.
A agricultura biológica tem grande potencial em Portugal, onde a procura começa a crescer à semelhança do que acontece por toda a Europa. Todavia, realçou-se nas diversas intervenções, para que esse potencial possa traduzir-se na instalação de novos agricultores, e em espacial de jovens, é necessário colocar em prática uma estratégia de valorização da produção biológica que seja remuneradora para os agricultores. Como afirmou Miguel Viegas, este regulamento carece desta orientação estratégica e abre as portas a uma subversão do conceito de agricultura biológica na sua verdadeira abrangência. O perigo de um processo de industrialização da agricultura biológica orientado pelas grandes empresas do agronegócio e pela grande distribuição deve ser considerado, cabendo aqui ao Governo impedir que isto aconteça.
Das dezenas de intervenções do público, composto por técnicos, produtores, alunos e professores, vieram preocupações, dúvidas e também muita esperança por parte de quem acredita na necessidade de um modelo alternativo de desenvolvimento rural.