Alemanha introduz gratuitidade nos transportes públicos
O governo alemão vai introduzir a gratuitidade nos transportes públicos com vista a reduzir o número de veículos privados em circulação e combater a poluição nas cidades.
Numa carta dirigida, dia 11, à Comissão Europeia, Berlim revela que a medida vai ser testada, em breve, em cinco cidades, entre as quais constam a antiga capital Bona, com cerca de 300 mil habitantes, e Essen, o centro industrial da região do Ruhr, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que conta com uma população de perto de 600 mil habitantes.
As restantes cidade abrangidas são Herrenberg, Reutlingen e Mannheim, todas situadas no estado de Baden-Württemberg.
O projecto-piloto será desenvolvido pelos estados regionais conjuntamente com os respectivos municípios e permitirá aos utentes aceder gratuitamente a todos os transportes públicos urbanos.
A Alemanha é um dos nove países visados no procedimento de infracção accionado pela Comissão Europeia, por incumprimento das normas de qualidade do ar. Em Janeiro, Bruxelas ameaçou recorrer ao Tribunal de Justiça da União Europeia, caso os estados não tomem medidas para reduzir a emissões poluentes. Além da Alemanha, são igualmente visados o Reino Unido, França, República Checa, Espanha, Itália, Hungria, Roménia e Eslováquia.