Editorial
Opinião
Actual

Unidos como os dedos da mão

O que fazem na mesma iniciativa Carlos Saraiva, presidente da CIP, Carlos Silva, Secretário-geral da UGT e Assunção...
Actual

CDS e UGT, a mesma luta

O CDS não se conforma com o facto de os trabalhadores terem direitos que conquistaram com a sua luta. Não aceita que os...
Actual

Parceiros e pudins

As privatizações não são como os pudins. Não é preciso prová-las para saber ao que sabem....
Crónica Internacional

Mordomos NATO

Na véspera da visita a Portugal do Secretário-Geral da NATO, os Ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros publicaram um...
PCP

Alentejo – A seca, consequências e caminhos

A Direcção Regional do Alentejo do PCP promove um debate sobre a problemática da seca no Alentejo, no próximo dia 2 de Fevereiro, na Universidade de Évora, para o qual convidou um largo conjunto de entidades e personalidades.

A talhe de foice

Até a bola

O treinador da selecção nacional de futebol do Brasil, conhecido por «Tite», anunciou que a equipa não...
Em Foco

Opel Portugal vs. Autoeuropa

DESINFORMAÇÃO Desde que os trabalhadores da Autoeuropa foram forçados a recorrer a formas de luta, perante a irredutibilidade da administração na intenção de impor o trabalho obrigatório ao sábado e um sistema de turnos rotativos – com graves implicações na saúde e na vida pessoal e familiar dos trabalhadores –, que foi posta em marcha pelos órgãos da comunicação social dominante uma campanha de intoxicação da opinião pública, visando dividir e desmobilizar os trabalhadores, procurando atingi-los na sua inteligência, dignidade e sentido de responsabilidade.

PCP

Iniciativa e luta para valorizar quem trabalha

PROPOSTA O PCP promoveu anteontem, 29, em Setúbal, uma audição com membros de organizações representativas de trabalhadores de diversas empresas e sectores sobre os projectos de lei da sua autoria que visam revogar normas gravosas da legislação laboral, em discussão pública até meados de Fevereiro.

Reverter a privatização das cantinas escolares

INICIATIVA O PCP leva a cabo em Lisboa uma campanha pela reversão da privatização das cantinas escolares, que acusa de ter degrado a qualidade das refeições e as condições de trabalho.

Linha de manipulação

A luta dos trabalhadores da Autoeuropa contra a intenção da empresa de impor o trabalho obrigatório aos sábados...
Trabalhadores

Ferroviários recusam <br>privatização da EMEF

MOBILIZAÇÃO No plenário de representantes dos trabalhadores que tem lugar hoje, no Entroncamento, vão ser decididas acções contra a anunciada privatização parcial da EMEF e por melhores salários.

Na rua dia 23 pelos CTT

«É necessário que no dia 23 de Fevereiro estejam na rua milhares de pessoas (trabalhadores e...

Plenários no Grupo Amorim

Para prestar esclarecimentos e definir linhas de acção sobre a intenção patronal de introduzir um horário...

Protesto em Monção

Frente à Santa Casa da Misericórdia de Monção decorreu na segunda-feira, dia 29, ao...

Greve na Seda Ibérica

Os trabalhadores da Seda Ibérica Embalagens, em Paço de Arcos, concluíram no dia 25 o quarto dia de greve, com elevada...
Assembleia da República
Nacional

Estudantes em luta de 19 a 23 de Março

UNIÃO A Associação de Estudantes (AE) da Secundária Carlos Amarante, em Braga, lançou um apelo a «todos os estudantes» para que «lutem» por uma «escola democrática».

Europa

Falência da Carillion e bónus obscenos

REINO UNIDO O dirigente do Partido Trabalhista inglês Jeremy Corbyn defende que os directores da empresa de construção Carillion, falida, devem devolver os bónus multimilionários que receberam em libras esterlinas.

Catalunha adia investidura

O presidente do parlamento catalão desconvocou a sessão de anteontem na qual estava agendada a tomada de posse de Carles...
Internacional

Macri usa populismo para impor «austeridade»

ARGENTINA O presidente argentino anunciou, segunda-feira, 29, o corte de 25 por cento nos gastos com cargos políticos, medida populista que visa ocultar os verdadeiros atingidos pela «austeridade».

Vaga repressiva na Turquia

Mais de 300 pessoas foram detidas desde 20 de Janeiro acusadas de «propaganda terrorista», informaram segunda-feira, 29, as...
Temas

Dez notas sobre financiamento partidário

DEMOCRACIA Nos últimos meses, como aliás em momentos anteriores, a Lei do Financiamento dos Partidos, aprovada em 24 de Abril de 2003 e que o PCP sempre combateu e combate, serviu uma vez mais para uma violenta campanha antidemocrática contra «os partidos», mas visando o PCP e a sua independência. Nestas páginas procura-se contribuir para o esclarecimento acerca do que verdadeiramente esteve em causa com as alterações introduzidas em Dezembro último na Lei do Financiamento dos Partidos e do significado profundo desta lei.

Argumentos
TVisto

Uma história de pasmar

Talvez se lhe devesse chamar, e com muita propriedade, uma história de encantar, mas o título afinal escolhido justifica-se...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sábado – 3...

A semana em resumo

Frases

“ Estamos nos CTT para ficar para sempre.” (Manuel Champalimaud, Expresso,...