MATOSINHOS

PCP exige reabertura de ligações ferroviárias

O PCP está a distribuir à população de Matosinhos um comunicado no qual dá a conhecer a iniciativa do seu grupo parlamentar de discutir na Assembleia da República a reabertura do serviço ferroviário entre Leixões e Ermesinde e a sua ligação à estação de Campanhã. Este debate é uma oportunidade para «garantir este importante instrumento de mobilidade na região do grande Porto, que importa recuperar e dinamizar».

O PCP recorda que esta linha poderá servir «dezenas de milhares de pessoas que vivem e trabalham no grande Porto», assegurando a ligação ao centro urbano de Matosinhos e Valongo, passando por importantes núcleos habitacionais da Maia, Valongo e Matosinhos e ainda ao Porto de Leixões e plataformas logísticas intermodais». Além disso, permitiria a ligação a diversas linhas de transporte rodoviário e de Metro, a hospitais e polos universitários, a unidades industriais e a «todas as rodovias estruturantes do Norte do País». Para além da reabertura da linha, e para que esta responda efectivamente às necessidades, o Partido defende a construção de estações e apeadeiros com estacionamento e intervenções em diversos outros.



Mais artigos de: Breves PCP

Pescadores prejudicados por avaria de grua

Face à avaria da grua de varagem do Porto das Poças, na Ilha das Flores, que já dura desde meados de Dezembro, os pescadores locais estão impossibilitados de desenvolver normalmente as suas actividades. Esta situação é, para o PCP, «inaceitável e constitui um...