Iémene
Cerca de um milhão de iemenitas estão diagnosticados com cólera, epidemia que o Comité Internacional da Cruz Vermelha sublinha que «amplifica o sofrimento de um país que enfrenta uma guerra brutal». De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), entre Abril e o início do passado mês de Novembro foram diagnosticados quase 914 mil casos de cólera e identificadas 2196 mortes causadas pela doença.
A 10 de Novembro, a OMS alertou que o combate ao surto sofreria um sério revés caso a Arábia Saudita mantivesse o bloqueio à entrada de ajuda internacional de emergência ao Iémene.
O bloqueio e a agressão militar saudita são igualmente apontados como as principais causas da maior catástrofe humanitária da actualidade, com cerca de 17 milhões de pessoas em situação de desnutrição severa, mais de dois milhões das quais à beira da morte.
A campanha militar da Arábia Saudita contra o Iémene já provocou a morte a cerca de nove mil civis, calculam as Nações Unidas.