AÇORES

Promover e potenciar a investigação científica

O PCP recebeu com surpresa o anúncio do eventual encerramento das instalações do Instituto do Mar (IMAR) na Horta. Numa intervenção proferida na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, no decurso de um debate sobre o tema, o deputado comunista João Paulo Corvelo reafirmou que, para o PCP, é «fundamental e estratégico que este polo de investigação marinha prossiga o seu trabalho na cidade da Horta» e que o faça «apetrechado de todos os meios técnicos e humanos» de que necessita para a plena concretização das suas funções.

Assim, perante as dúvidas que subsistem sobre o futuro do IMAR, o deputado do PCP, eleito pela Ilha das Flores, defendeu não só um esclarecimento cabal acerca do futuro da investigação no polo da Horta da Universidade dos Açores como também um conhecimento mais profundo sobre se «estão assegurados todos os meios técnicos e salvaguardados os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores no suposto período de transição entre o anunciado encerramento do IMAR e a activação de um Centro de Investigação da Universidade dos Açores designado por Okeanos». Reafirmando a posição «intransigente» do PCP nesta matéria, João Paulo Corvelo considerou inaceitável que se prossiga um caminho que «tenha como consequência ou vise a contínua desvalorização e esvaziamento do prestigiado e reconhecido polo de investigação científica da Universidade dos Açores na cidade da Horta».



Mais artigos de: Breves PCP

PCP quer mais justiça social na região

A organização do PCP na Região Autónoma da Madeira apresentou um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento Regional para 2018 no sentido de fazer reverter para os trabalhadores e as populações o crescimento que o governo regional assume existir. O...