Lombardia e Véneto querem mais autonomia

As prósperas regiões italianas da Lombardia e do Vêneto, no Norte de Itália, ambas governadas pela Liga do Norte, reclamam mais autonomia do poder central, de acordo com os resultados dos referendos realizados dia 22.

Na Lombardia, cuja capital é Milão, 95 dos votantes apoiaram o «sim» a mais autonomia, numa consulta em que participaram 38 por cento dos inscritos.

No Véneto, que tem Veneza como capital, a participação ascendeu a perto de 60 por cento e o «sim» recolheu com 98 por cento dos votos.

Refira-se que além dos partidos de direita Liga do Norte e Forza Italia de Silvio Berlusconi, também o Movimento Cinco Estrelas apelou ao «sim». O Partido Democrata não fez apelo ao voto, embora várias das suas figuras destacadas tenham apoiado do «sim».

As duas regiões, que representam 34 por cento do Produto Interno Bruto italiano, querem reduzir o chamado «défice fiscal», exigindo uma fatia maior dos impostos que geram para o Estado.



Mais artigos de: Breves Europa

Governo holandês com ministros em duplicado

Passados quase sete meses das eleições legislativas na Holanda, realizadas em Março, o primeiro-ministro indigitado, Mark Rutte, do partido liberal VVD, chegou finalmente acordo com outras três formações (os conservadores do CDA e da União Cristã e os liberais do...

Merrill Lynch multado no Reino Unido

O banco norte-americano Merrill Lynch foi multado em 34,5 milhões de libras (39 milhões de euros) no Reino Unido, por não informar sobre operações com derivados entre 2014 e 2016, revelou, dia 24, o regulador britânico. A Autoridade de Conduta Financeira britânica...

Médicos internos protestam na polónia

Um grupo composto por duas dezenas de médicos internos polacos prosseguia, no passado fim-se-semana, uma greve de fome iniciada a 2 de Outubro. Instalados no hospital pediátrico de Varsóvia, os jovens médicos estão em luta pelo aumento dos salários e do financiamento...