Ao tomar conhecimento dos voos de Inverno da SATA, os eleitos do PCP nos órgãos autárquicos de Santa Maria, Açores, emitiram um comunicado, dia 23, onde se «lamenta» que a população daquela ilha esteja, uma vez mais, a ser «prejudicada» pelas «más opções» da transportadora aérea regional.
Em causa está a programação dos voos de ligação a São Miguel, à qual se associam prejuízos decorrentes da desarticulação dos horários com eventuais ligações para Lisboa.
No Inverno a «ocupação dos voos que fazem esta ligação é maioritariamente de doentes que se deslocam a São Miguel para consultas médicas que, na maioria dos casos, terão de dormir naquela ilha».
Tendo em conta o aumento das despesas pessoais e das comparticipações do Serviço Regional de Saúde, os comunistas não compreendem que a SATA «não atenda a estas situações e continue a adoptar, nesta ligação, uma visão puramente comercial». Por outro lado, consideram «incompreensível que estes horários e frequências tenham o aval do Governo Regional».