Petição reclama proibição das armas nucleares
Está aberta à subscrição pública uma petição que exige a assinatura e ratificação por parte de Portugal do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, assumido por 122 países participantes numa conferência das Nações Unidas. Lançada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação a 26 de Setembro, que a ONU designou como Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Armas Nucleares, a petição dirige-se às autoridades nacionais lembrando a consagração no artigo 7.º da Constituição da República Portuguesa do «desarmamento geral, simultâneo e controlado».
Os subscritores manifestam ainda a sua satisfação pela adopção desse instrumento legalmente vinculativo que proíbe as armas nucleares, levando à sua eliminação total. Desde 20 de Setembro que o Tratado está aberto à assinatura e ratificação pelos estados membros das Nações Unidas.
No texto da petição considera-se as armas nucleares a «mais grave ameaça que pende sobre a Humanidade», acrescentando-se que a dimensão e potência dos actuais arsenais e a crescente tensão que marca a situação internacional colocam com «acrescida urgência a exigência do desarmamento nuclear».
A petição pode ser assinada através da Internet no seguinte endereço: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=nao-armas-nucleares.