Assembleia da ONU encerra debate geral
Com a intervenção dos últimos oradores dos seus 193 estados membros, a Assembleia Geral das Nações Unidas encerrou na segunda-feira, 25, o debate geral da sua 72.ª sessão.
No derradeiro dia do debate geral, iniciado a 19, usaram da palavra os chefes de Estado e de governo, ou os seus representantes, de Angola, Moçambique, Timor Leste, Venezuela, Nicarágua, Peru, Uruguai, Nova Zelândia, Turquemenistão, Noruega e Santa Sé.
Ao todo, em cinco dias, falaram cerca de 120 dirigentes, abordando prioridades da comunidade internacional – como a luta antiterrorista, as mudanças climáticas, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a solução pacífica de conflitos ou a crise migratória.
Órgão máximo da ONU, a Assembleia Geral arrancou a 12 deste mês e prolonga-se até Setembro de 2018. Tem como lema «Concentrando-se nas pessoas: esforçando-se para a paz e uma vida digna para todos num planeta saudável». Terminado o debate geral, começa, em Outubro, o período dos debates temáticos, a nível de seis comissões de trabalho.