Mobilidade tem de ter mais do que uma semana

TRANS­PORTES Na Se­mana da Mo­bi­li­dade, a fe­de­ração sin­dical do sector dos trans­portes da CGTP-IN de­nuncia a de­gra­dação do ser­viço pres­tado na ge­ne­ra­li­dade dos ope­ra­dores e exige me­didas de fundo.

Na So­flusa e na Trans­tejo a su­pressão diária de car­reiras passou a ser regra

Image 23695

Numa nota pu­bli­cada no dia 17 no seu sítio da In­ternet, a Fec­trans traça o pa­no­rama de um sector que, de­fende, de­verá passar a estar sob con­trolo pú­blico de modo a que efec­ti­va­mente seja um «ins­tru­mento ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento do País». Não é, porém, o que ac­tu­al­mente su­cede, ga­rante a es­tru­tura sin­dical.
No trans­porte flu­vial entre as duas mar­gens do Tejo, re­alça, «apesar do anúncio de 10 mi­lhões para a re­cu­pe­ração da frota, os ní­veis de imo­bi­li­zação mantêm-se e a su­pressão diária de car­reiras passou a ser a regra». Na So­flusa, aliás, foram mesmo su­pri­midas em de­fi­ni­tivo cinco car­reiras. A Co­or­de­na­dora Con­ce­lhia do Bar­reiro da CDU, em nota pu­bli­cada no dia 15, con­denou a me­dida e exigiu me­didas efec­tivas de re­cu­pe­ração da frota, a ad­missão dos tra­ba­lha­dores ne­ces­sá­rios e todas as ini­ci­a­tivas ne­ces­sá­rias para ga­rantir um «trans­porte flu­vial de qua­li­dade, rá­pido, se­guro e com preços aces­sí­veis».
Para dia 25 está mar­cado um ple­nário de tra­ba­lha­dores da em­presa e na terça-feira, 19, sin­di­catos, co­mis­sões de utentes e au­tar­quias anun­ci­aram que vão pedir ao Go­verno uma reu­nião de emer­gência para dis­cutir as su­pres­sões de car­reiras na Trans­tejo e na So­flusa.
Quanto ao trans­porte fer­ro­viário, a Fec­trans de­nuncia a falta de um plano de aqui­sição de novo ma­te­rial cir­cu­lante e re­cu­pe­ração de infra-es­tru­turas e o facto de os atrasos e ir­re­gu­la­ri­dades do ser­viço terem pas­sado a ser o normal. Ca­ri­ca­tu­rando, a fe­de­ração sin­dical as­sume que o ser­viço ac­tu­al­mente pode ser ca­rac­te­ri­zado como «faz-se de vez em quando». Também no Me­tro­po­li­tano de Lisboa, acres­centa a fe­de­ração, «a regra con­tinua a ser o “pe­dimos des­culpa”, porque as ava­rias e in­ci­dentes são muitos».

Mudar de rumo

Fec­trans su­blinha ainda o facto de a falta de res­posta das em­presas do sector em­pre­sa­rial do Es­tado fazer com que, também no pri­vado, o ser­viço pres­tado aos utentes seja de «muito má qua­li­dade e com ho­rá­rios que trans­formam al­gumas lo­ca­li­dades, mesmo à volta das grandes ci­dades, em “campos de con­cen­tração for­çados”, de onde não se pode sair».
A fe­de­ração sin­dical propõe, assim, uma «ver­da­deira po­lí­tica de mo­bi­li­dade, que aposte no trans­porte pú­blico se­guro, re­gular e fiável, de qua­li­dade e com preços que o tornem aces­sível a todos os por­tu­gueses». Quanto aos ho­rá­rios, terão que ser com­ple­men­tares entre os vá­rios modos de trans­porte e ope­ra­dores, de modo a existir um «ver­da­deiro sis­tema de trans­portes pú­blicos e não uma dis­persão de em­presas, como hoje acon­tece». A mo­bi­li­dade, ga­rante, «pre­cisa de mais do que uma se­mana».



Mais artigos de: Trabalhadores

Continuam na Autoeuropa diálogo e luta

MUL­TI­NA­CI­ONAL Um dia de­pois de o pre­si­dente exe­cu­tivo da Volkswagen ter afas­tado a hi­pó­tese de trans­ferir a pro­dução do T-Roc, a ad­mi­nis­tração da Au­to­eu­ropa anun­ciou in­ves­ti­mentos na fá­brica.

Lutas na Administração Pública demonstram insatisfação

RES­POSTAS Greves de en­fer­meiros e dos ins­pec­tores da ASAE e ac­ções de pro­testo de tra­ba­lha­dores da Saúde e das forças e ser­viços de se­gu­rança co­locam em des­taque a exi­gência de des­con­ge­la­mento de sa­lá­rios e pro­gres­sões.

Eleições na ADSE

A Lista G para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, IP elegeu três dos quatro membros representantes dos beneficiários titulares nas eleições realizadas na terça-feira, 19: Francisco Braz, António Nabarrete e Manuel Cruz Ramos. A lista apoiada pelo movimento sindical...

Contra parqueamento pago

Para hoje, dia 21, a partir das 10 horas, os sindicatos da CGTP-IN no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa convocaram uma concentração de trabalhadores na entrada principal daquela unidade de saúde, frente ao Conselho de Administração do CHPL, contra a exigência de...

Greves na CelCat e na Somincor

Os trabalhadores da General Cable CelCat vão realizar paralisações e quatro horas por turno nos dias 27, 28 e 29 de Setembro, exigindo aumentos salariais e protestando contra a jornada de trabalho de seis dias, com laboração (imposta ao primeiro turno) de sete horas seguidas sem...

Acordo na aviação estrangeira

A mudança de posição da associação patronal da aviação estrangeira (RENA) teve a ver com a evolução da situação política no País, «com destaque para a solução governativa saída das últimas...

Protesto no El Corte Inglés

Frente à loja El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia, o CESP/CGTP-IN promoveu no dia 16, sábado, uma acção de protesto em apoio às posições dos trabalhadores e exigindo respostas positivas da empresa na negociação do caderno reivindicativo....