Reposição de freguesias é essencial para a CDU

DESCENTRALIZAÇÃO Em Loures, Jerónimo de Sousa desafiou o PS, mas também o PSD e o CDS, a aprovar desta vez uma proposta do PCP, apresentada há menos de um ano, para que se devolvam as freguesias «liquidadas» pelo anterior governo.

Reforcemos a proximidade do Poder Local às populações

«Não fugimos ao debate sobre descentralização. Pelo contrário», afirmou, sábado, o Secretário-geral do PCP, respondendo ao «desafio» lançado, dias antes, por António Costa, para que os partidos esclarecessem se querem ou não concretizar uma reforma de descentralização de competências e meios.

No final do comício da CDU, que juntou centenas de pessoas no Largo Sociedade 1.º de Agosto, em Santa Iria da Azoia, Jerónimo de Sousa referiu que o Partido não separa o conceito de descentralização do de participação, proximidade, autonomia, capacidade de realização. «Reforcemos a proximidade do Poder Local às populações, garantindo maior participação e resposta aos problemas locais com a devolução das freguesias liquidadas pelo governo PSD/CDS», apelou.

Para reforçar o Poder Local e dotá-lo de maior capacidade de realização, propôs a aprovação de um projecto de lei do PCP de uma nova lei das Finanças Locais para assegurar a reposição da capacidade financeira dos municípios e freguesias.

«Um reforço essencial para assegurar o exercício das suas competências, novos investimentos, melhores serviços públicos, mais oferta cultural e desportiva», acentuou o Secretário-geral do PCP.

Também a aprovação de um outro projecto de lei do PCP, a aguardar discussão na Assembleia da República e que visa a criação das regiões administrativas até 2019, é «uma condição essencial para uma delimitação de competências que assegure uma coerente resposta no plano de políticas públicas», precisou Jerónimo de Sousa.

Bom trabalho
Na sessão, intervieram também Bernardino Soares e Luís Mariano, cabeças-de-lista à Câmara de Loures e à Freguesia de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela, respectivamente.

Bernardino Soares recordou que em Outubro de 2013, após 12 anos de gestão do PS, a Câmara de Loures tinha uma dívida de mais de 58 milhões de euros, dos quais 26 milhões eram dívida a curto prazo a fornecedores. No final de 2016, essa dívida tinha descido para pouco mais de dois milhões e 700 mil euros.

«Fizemos um bom trabalho. Fomos capazes de pagar as dívidas que aqui nos deixaram, sem penalizar os trabalhadores do município, antes melhorando as suas condições e contratando mais trabalhadores, e sem aumentar os impostos e as taxas», valorizou.

Élio Matias, Arlindo Matias, Jorge Simões, Manuel Glória, Vanda Sofia Correia, Carlos Luz, Anabela Feliciano Pacheco, Gonçalo Carço e João Florindo são os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV às freguesias de Bucelas, de Camarate, Unhos e Apelação, de Fanhões, de Loures, de Lousa, de Moscavide e Portela, de Sacavém e Prior Velho, de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, de Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal. Artur Lopes encabeça a lista à Assembleia Municipal e António Saiote, maestro e professor universitário, é o mandatário concelhio. Todos eles – com Alexandre Teixeira e Armindo Miranda, do Comité Central e da Comissão Política do PCP, respectivamente, Dulce Arrojado, do Partido Ecologista «Os Verdes», entre outros – foram chamados ao palco.




Mais artigos de: Autárquicas

Mais força à CDU para fazer o País avançar

AUTÁRQUICAS A menos de um mês das eleições, o Secretário-geral do PCP participou no sábado, 9, em dois comícios no distrito de Lisboa – nos concelhos de Sintra e Loures, onde apelou ao reforço da CDU, a garantia de se poder dar novos passos e avanços na resposta aos problemas do País, dos trabalhadores e do povo.

O ambiente de confiança vivido nas iniciativas prova um maior enraizamento, largo apoio e crescente reconhecimento do papel e importância da Coligação PCP-PEV, a grande força de esquerda no Poder Local.

CDU na rua afirma diferença e valor

PROJECTO Com três arruadas e um jantar-comício no distrito de Lisboa, Jerónimo de Sousa cumpriu anteontem a primeira jornada completa de campanha eleitoral. Junto a candidatos da CDU, afirmou a diferença e valor da coligação.

PS foge à verdade em Almada

A CDU considera, em nota de imprensa, que as declarações feitas por Inês de Medeiros, candidata do PS à Câmara de Almada, na reportagem transmitida pela RTP no Jornal da Noite, a 9 de Setembro, «fogem à verdade» e são «lamentáveis,...

Jerónimo de Sousa com recepção calorosa nas Festas da Moita

Jerónimo de Sousa esteve este domingo, 10, de visita às populares Festas da Moita, onde foi recebido de forma calorosa e ouviu palavras amigas e de activo apoio ao PCP e à CDU. Durante cerca de uma hora, o Secretário-geral do PCP percorreu as principais...

Campanha 75 dias, 100 propostas

A CDU em Santa Maria da Feira apresentou, na primeira quinzena de Setembro, mais 21 propostas para o município. O compromisso é de apresentar 100 propostas em 75 dias, até 1 de Outubro, e já foram apresentadas 75. Entre as propostas divulgadas consta, para a Assembleia Municipal,...

CDU tem propostas para novo paradigma social em Gondomar

Daniel Vieira, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Gondomar, apresentou, no início de Setembro, quatro propostas para um novo paradigma social no concelho, com o objectivo de combater as fragilidades sociais e a ausência de estratégia, a médio e longo prazo, do...

Política alternativa para a Madeira

Mais de uma centena de pessoas participou, dia 10, na Universidade da Madeira, numa sessão pública da CDU que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. Na iniciativa, o Secretário-geral do PCP sublinhou a ideia de que «a CDU é uma...

Melhores acessibilidades para Esgueira

Numa acção de contacto com a população, que contou com a participação de Miguel Viegas, cabeça-de lista da CDU à Câmara de Aveiro, Rui Figueiredo, primeiro na lista da CDU à Freguesia de Esgueira, alertou para o caos que...

Edifícios com amianto em Porto Santo

A candidatura da CDU, através do projecto «Porto Santo Sempre», alertou, dia 6, para o perigo público que representa a existência do amianto em vários edifícios da ilha. «O amianto, há muito banido pela legislação em vigor, pode provocar...

Almeirim de luto pela Vala Real

A CDU de Almeirim, numa iniciativa próxima da Ponte da Vala, no dia 8, voltou a manifestar preocupação com o actual estado de degradação da Vala Real. Na iniciativa «CDU de luto pela Vala Real», a coligação frisou as potencialidades locais deste...