Debate de ideias e conceitos

Fórum do Espaço Central

 Sexta-feira
22h00: «Emprego, produção, soberania – libertar Portugal da submissão ao euro», com Vasco Cardoso, João Ferreira, Paulo Sá, João Oliveira e Ângelo Alves.

Sábado
15h00: «Precariedade – instrumento de exploração», com Paulo Raimundo, João Alves, Gonçalo Oliveira, Rita Rato e Ana Pires.18h00: «Centenário da Revolução de Outubro – Socialismo exigência da actualidade e do futuro», com Manuel Rodrigues, Albano Nunes, Pedro Guerreiro e Jaime Toga.
21h00: «O “Capital” de Karl Marx», com Manuela Pinto Ângelo, Francisco Melo e Barata Moura.

Domingo
15h00: «CDU – trabalho, honestidade, competência», com Jorge Cordeiro, Carlos Pinto Sá, Margarida Botelho, Vladimiro Vale e Ana Teresa Vicente.

Auditório do Espaço Central

Sexta-feira
22h00: «Mais e melhor Segurança Social: reformas e pensões sem penalizações», com Fernanda Mateus, Adelaide Alves, Diana Ferreira e José Augusto.

Sábado
11h30: «Bento Gonçalves – uma vida de resistência e acção militante», com José Capucho, Domingos Abrantes e Manuela Bernardino.15h00: «Direitos laborais – conquistas da luta dos trabalhadores», com Armindo Miranda, Jorge Machado, Luís Leitão e Diogo Correia.
18h00: «Defender, repor e conquistar direitos. Lutar por uma política patriótica e de esquerda», com Francisco Lopes, José Lourenço e Paula Santos.
21h00: «Portugal tem futuro – por um desenvolvimento equilibrado», com Patrícia Machado, João Frazão, Agostinho Lopes, João Ramos e Bruno Dias.

Domingo
11h30: «Administração e serviços públicos», com Jorge Pires, Dias Coelho, Rui Fernandes, Ana Virgínia e António Filipe.
15h00: «Desenvolvimento tecnológico – novas e velhas questões: da refinada exploração às potencialidades de emancipação», com Margarida Botelho, Miguel Viegas, Miguel Tiago e Armando Farias.


 

Espaço Internacional

Sexta-feira
21h30: «A crise do capitalismo e a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e a soberania dos povos», com Partido Comunista Português, Partido Comunista Alemão, Partido Comunista Francês e Partido Comunista Libanês.

Sábado
11h00: «A escalada agressiva do imperialismo resistência, solidariedade e luta pela paz», com Partido Comunista Português, Partido Comunista da Boémia e Morávia, Partido Comunista da Índia, Frente Popular de Libertação da Palestina e Partido Comunista da Ucrânia.
15h00: «A Revolução de Outubro e os desafios da luta pelo Socialismo», com Partido Comunista Português, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista Italiano, Partido Comunista da Federação Russa e Partido Comunista do Vietname.
21h30: «Não à UE federal, neoliberal e militarista por uma Europa de paz, cooperação e progresso», com Partido Comunista Português, Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista Britânico, Partido Progressista do Povo Trabalhador – AKEL (Chipre), Partido Comunista de Espanha e Partido Comunista Italiano.

Domingo
11h00: «Fim à corrida aos armamentos!», com Carla Cruz (deputada do PCP na AR), Augusto Praça (dirigente sindical), Paulo Costa (delegação do PCP no Parlamento Europeu) e Ilda Figueiredo (do Comité Central do PCP).
15h00: «América Latina – a luta continua!», com Partido Comunista Português, Partido Comunista do Brasil, Partido Comunista Colombiano, Partido Comunista de Cuba e Partido Comunista da Venezuela.


 

Momentos de Solidariedade

Sexta-Feira
21h30: «Solidariedade com Cuba Socialista», na OR Coimbra. Participam Partido Comunista Português e Partido Comunista de Cuba.

Sábado
11h00: «Solidariedade com o povo brasileiro», na OR Porto. Participam Partido Comunista Português, Partido Comunista do Brasil e Partido dos Trabalhadores.
11h30: «Solidariedade com a Venezuela bolivariana», na OR Santarém. Participam Partido Comunista Português e Partido Comunista da Venezuela.
15h30: «Solidariedade com o povo palestiniano», no Palco Alentejo. Participam Partido Comunista Português, FATAH, Frente Democrática de Libertação da Palestina, Frente Popular de Libertação da Palestina, Partido do Povo Palestiniano e Organização de Libertação da Palestina.

18h00: «Solidariedade com o povo saarauí», na OR Setúbal. Participam Partido Comunista Português e Frente Polisário.

Domingo
14h30: «Solidariedade com o povo colombiano», na OR Braga. Participam Partido Comunista Português, Partido Comunista Colombiano e Marcha Patriótica.


 

Momentos político-culturais

Palco Solidariedade
Sábado

17h30: «Venceremos! Solidariedade com Brasil, Cuba e Venezuela», com Partido Comunista Português, Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil, Partido Comunista de Cuba e Partido Comunista da Venezuela.

Domingo
20h00: «Centenário da Revolução de Outubro. Pela emancipação dos trabalhadores e dos povos!».


Espaço Juventude

Sábado
11h00: «Intervenção no plano local: em movimento por uma vida melhor».
14h30: «Quanto custa estudar em Portugal? A mercantilização do ensino».

Domingo
14h30: «19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes e a luta da juventude em Portugal».

Setúbal

Sábado
14h30: «Mais direitos, mais futuro, não à desregulação dos horários de trabalho».

Domingo
14h30: «Participação popular, marca das autarquias CDU».

Alentejo

Sábado
11h00: «Alentejo – causas, consequências e soluções para o despovoamento e envelhecimento».

Domingo
11h00: «CDU – obra e realização/projecto de futuro!».

Lisboa, Café-Concerto

Sábado
18h30: Apresentação do Caderno Vermelho.

Domingo
15h00: «Apoios às artes: propostas do PCP – direito à cultura/direito ao trabalho, com direitos».

Lisboa, Espaço do Fado

  Sábado
16h00: «Fado e a cidade».

Bragança

  Domingo
16h00: «Desenvolvimento do interior».

Avanteatro

 Sábado
16h00: «O ataque à cultura em Portugal e o papel das autarquias».

Cineavante!

Domingo
16h30: «O cinema em Portugal», com Ana Mesquita (deputado do PCP à AR), José Filipe Costa (realizador), Luís Urbano (produtor), Sérgio Dias Branco (investigador).

Mulheres

Sábado
18h00: «A prostituição não é opção, é exploração. Legalização da prostituição? Significado e consequências».

Domingo
12h00: «Os direitos das mulheres. Mais CDU nas eleições autárquicas».

Porto

 Domingo
11h00: Evocação do Centenário de Óscar Lopes.

Braga

 Sábado
16h00: Evocação do Centenário de Lino Lima.

Espaço Central

 Domingo
16h30: «Música, povo e luta».

Ciência

Sábado
15h00: «O mar: recursos e potencialidades», com Fernando Barriga e Paula Sobral. Moderação de Anabela Silva.

Domingo
16h00: «O mar: visão política, económica e social», com Fernando Sequeira, Frederico Pereira e João Delgado. Moderação de Sílvia Silva.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Começa amanhã a melhor e mais bonita Festa

A maior iniciativa político-cultural realizada no nosso País abre as suas portas amanhã, às 18 horas. Nas quintas da Atalaia e do Cabo, terra de Abril, estarão, até domingo, muitos e muitos milhares de pessoas, vindos de todo o País e de vários locais do mundo, para assistir a um programa com mais de 200 espectáculos de música (com mais de 10 palcos), teatro e cinema, dezenas de debates, provas desportivas (com cerca de 30 modalidades) e um inúmero lote de experiências de gastronomia, enologia e artesanato. Entre outros espaços, como a Ciência, o Internacional, a Festa do Livro e a Cidade da Juventude, os visitantes podem ainda visitar a bienal de Artes Plásticas, que comemora a sua 20.ª edição.

No ano em que se cumprem 100 anos da Revolução de Outubro, a Festa do Avante! dará expressão de massas ao lema «Centenário da Revolução de Outubro – Socialismo exigência da actualidade e do futuro», mas também, em ano de eleições autárquicas, ao trabalho desenvolvido pelos eleitos do PCP que, no quadro da CDU, em maioria ou minoria, desenvolvem um trabalho ímpar na luta pelos direitos das populações.

Estas são apenas algumas razões para que ninguém falte à melhor e mais bonita festa, a Festa do Avante!, todos os anos renovada e marcada pelos valores da amizade, da cooperação, da vontade da transformação da sociedade portuguesa e a construção de um mundo melhor.


Tudo a postos para a grande Festa da juventude e do povo

Jerónimo de Sousa esteve sábado passado, 26, na Festa do Avante!, onde deixou uma fraternal saudação aos seus construtores, aos militantes, às organizações do Partido, aos amigos da CDU, a quem transmitiu ainda a forte convicção de que esta voltará a ser «um êxito», um acontecimento político-cultural inigualável, uma grande afirmação de confiança no futuro.

Cineavante!

Sexta-feiraCentenário da Revolução de Outubro22h00: Outubro, de Serguei Eisenstein (103') Sábado11h30: Sessão MonstrinhaTiribi, a Nova Casa, de Susie lou Chetcuti (6’); Troca de Ovos, de Hee Won Ahn (2'); Bán Catherine, de O’Brien...

Comícios de abertura e encerramento

No domingo, 3 de Setembro, às 18 horas, realiza-se o grande comício da Festa do Avante!, no Palco 25 de Abril. Intervêm Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Manuel Rodrigues, da Comissão Política e director do Avante!, e Luís Silva, da...

Revista e EP

Os visitantes do maior evento político-cultural do País ainda podem adquirir a revista/programa da Festa do Avante! 2017. São 112 páginas de informação detalhada, com tudo o que é necessário para saber mais, entre muitas outras...

Espaços para brincar e aprender

Inserido numa área privilegiada, com uma generosa cobertura arbórea, no Espaço Criança – onde se pode desfrutar de apetitosos lanches, gelados, bebidas e gomas – está instalado um conjunto de equipamentos de diversão, alguns de ampla acessibilidade, que facilitam...

Três noites de grandes vozes do Fado

O Fado é presença obrigatória em cada edição da Festa do Avante! e, desde a 40.ª edição, tem um espaço só para si, na Organização Regional de Lisboa. Esta expressão cultural e artística, considerada Património...

Passeio de Cicloturismo promove a Festa

No domingo, 27, 219 atletas, em representação de 18 equipas, participaram no Passeio de Cicloturismo da Festa do Avante!. Num percurso de 42 quilómetros, os cicloturistas percorreram várias ruas dos concelhos de Almada e do Seixal. João Oliveira,...

Boa viagem e boa Festa

Com transportes públicos, parques de estacionamento, acampamento e um vasto conjunto de serviços à disposição, o visitante tem tudo o que necessita para usufruir plenamente da Festa e de tudo o que ela tem para oferecer. Com o alargamento da terreno à Quinta do Cabo consumado, a Festa está ainda mais ligada ao rio e ao estuário, com mais espaços de sombra e de convívio.