Posição firme na Autoeuropa pelo sábado e contra precariedade

LUTA O SITE Sul reafirmou à administração da VW Autoeuropa que os trabalhadores rejeitaram o trabalho obrigatório ao sábado com menor retribuição, e contestou os contratos a prazo nos novos recrutamentos.

Mantém-se a greve de dia 30 e foi marcado plenário para dia 28

Image 23331

O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN divulgou no dia 3, em comunicado distribuído na fábrica automóvel de Palmela, o resultado da reunião, na véspera, com a administração da VW Autoeuropa.
A parte patronal «quer fazer crer que a rejeição dos trabalhadores se reporta, tão só, às “compensações” e não quer admitir que aquilo que de facto se passou [no referendo de 28 de Julho] foi a clara rejeição da obrigatoriedade do trabalho ao sábado e, como se não bastasse, com retribuição inferior àquela que tem vindo a ser praticada na empresa», refere-se no documento, publicado no sítio electrónico da federação.
Mesmo assim, «a administração afirmou estar a estudar outras possibilidades», tendo o sindicato retorquido que estará «disponível para a discussão de todas as possibilidades, desde que estas não colidam com os direitos dos trabalhadores». Não obstante, «dando sequência à decisão dos trabalhadores, manifestada nas duas sessões do Plenário Geral, o sindicato decidiu avançar com a greve para dia 30 de Agosto».
O SITE Sul anunciou ainda que, no dia 28, «promoverá a realização de um Plenário Geral de Trabalhadores, haja ou não alteração na posição da empresa».
No mesmo comunicado, o sindicato critica o facto de, para a admissão de novos trabalhadores (necessários para o previsto aumento de produção), a Autoeuropa estar a celebrar contratos de trabalho a prazo, por seis meses.
«Para que trabalhador e empresa manifestem o interesse na continuidade do vínculo laboral, na lei já existe o período experimental que, sendo excessivo, é muito inferior a seis meses», pelo que o sindicato defende que os actuais contratos a prazo sejam convertidos em emprego efectivo e que os futuros contratos de trabalho devem ser celebrados como efectivos.
 

CT demitiu-se

Ligando a decisão à expressiva rejeição que mereceu no referendo o pré-acordo estabelecido com a administração, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa anunciou na terça-feira, dia 1, que esta se demitiu. Segundo a agência Lusa, foi marcada para dia 28 uma reunião para constituição da comissão eleitoral que orientará a eleição da CT.
Os eleitos da Lista C (unitária), como noticiámos, demarcaram-se da maioria e assumiram publicamente que não deram a sua aprovação ao pré-acordo com a administração. No referendo de 28 de Julho, votaram 3472 trabalhadores, três quartos dos quais reprovaram o pré-acordo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta prossegue na MEO

Foi convocada para hoje, dia 10, entre as 10h30 e as 13 horas, junto à Presidência do Conselho de Ministros, uma concentração de dirigentes e activistas das organizações representativas dos trabalhadores da MEO e do Grupo PT. Durante esta acção, como adiantou...

CP e Finanças atrasam EMEF

A CP, dona da EMEF, conseguiu admitir sete trabalhadores necessários nas oficinas no Entroncamento, para reparar material da Fertagus, mas não consegue admitir 10 trabalhadores que fazem falta para reparação de material circulante da própria CP, em Santa Apolónia. Este facto...

Avança a luta no Minipreço

Os trabalhadores do Grupo DIA (detentor das marcas Minipreço e Clarel) iniciam amanhã uma série de greves e concentrações, prosseguindo a luta contra a discriminação salarial e o assédio moral, por aumentos salariais e pela...

Condenada de novo

A Eurest foi recentemente condenada, pela segunda vez, a pagar o trabalho em dia feriado com um acréscimo de 200 por cento, informou o Sindicato da Hotelaria do Norte, remetendo para uma decisão do Tribunal do Trabalho de Coimbra, originada por um processo impulsionado pelo sindicato da Fesaht/CGTP-IN no...

Greves em Agosto

Na próxima segunda-feira, dia 14, vão fazer greve os trabalhadores da Resiestrela (Grupo EGF) e da Águas do Tejo Atlântico (AdTA, do grupo Águas de Portugal).Na empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos da Cova da...