Afirmar e consolidar o projecto autárquico da CDU no Alandroal
Mariana Chilra, actual presidente da Câmara do Alandroal, recandidata-se ao cargo pela CDU, sendo a lista à Assembleia Municipal daquele concelho alentejano encabeçada por Daniel Padilha.
Com a CDU a Câmara readquiriu imagem de credibilidade
O anúncio foi feito pela Comissão Coordenadora do Alandroal da CDU, no final da semana transacta, em nota de imprensa onde afirma a sua determinação e confiança em consolidar o percurso de desenvolvimento prosseguido neste mandato pelos eleitos comunistas e seus aliados, após 12 anos de «gestão ruinosa do PS à frente dos destinos do concelho».
Em 2013, antes de a CDU conquistar a Câmara, esta «apresentava uma situação de falência técnica, tinha contas penhoradas, dívidas a todos os fornecedores, incumprimento de milhões de euros com os bancos e um processo de saneamento financeiro em cumprimento», recorda-se no texto, expondo as razões que obrigaram a Coligação em 2015 a entrar no Fundo de Apoio Municipal para equilibrar as suas contas.
Num balanço ao que foi este mandato, a Coordenadora da CDU realça o facto de tudo ter passado a ser diferente e de, com isso, a autarquia ter readquirido uma «imagem de seriedade, credibilidade e confiança».
«Valorizou-se o que é do interesse público, iniciou-se um processo de optimização dos recursos técnicos e humanos, melhorou-se significativamente a situação financeira da Câmara (redução da dívida em cerca de cinco milhões de euros), envolveu-se a população numa gestão participada, valorizaram-se os trabalhadores da Câmara e realizou-se um trabalho de proximidade com os eleitos e a população», enumera a CDU apontando aquelas que foram linhas essenciais da sua intervenção.
O que se traduziu, apesar das dificuldades, na realização de obras e projectos estruturantes, como a pavimentação de estradas degradadas, melhoria da rede de águas na maior freguesia do concelho, reabilitação de escolas, construção e ajardinamento de espaços de lazer, conclusão de uma creche, uma casa mortuária e reabilitação de um edifício para instalação do posto da GNR.
Prosseguir a obra
É esta trajectória de trabalho que permite à CDU encarar com «optimismo e confiança» as eleições autárquicas de Outubro próximo, «consolidando as condições para o desenvolvimento do Alandroal».
Trata-se, de acordo com os objectivos já enunciados pela Coligação, de prosseguir a redução significativa da dívida ainda existente, avançar com as candidaturas apresentadas e já aprovadas no âmbito do Portugal 2020 para obras estruturantes (pavimentações, arruamentos e acessibilidades, infra-estruturas de águas e saneamento, reabilitação urbana, espaços e equipamentos culturais e de lazer), conclusão da Biblioteca Municipal cuja obra está parada desde 2009.
Nas prioridades da CDU inscreve-se ainda o aproveitamento das potencialidades turísticas e ambientais do «Vale Sagrado de Lucefécit» (classificado no decorrer do presente mandato), bem como a afirmação do concelho no exterior como um «destino com uma identidade paisagística, ambiental e cultural única».
Mariana Chilra, 54 anos, advogada, natural do Rosário, freguesia de nossa senhora da Conceição, concelho de Alandroal, é militante do PCP, membro da Comissão Concelhia de Alandroal e da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP.
Daniel Padilha, 33 anos, professor de Educação Física, é natural da Aldeia da Venda, freguesia de Santiago Maior, concelho do Alandroal, é militante do PCP e membro da Comissão Concelhia do Alandroal do PCP.