Macron congela salários na função pública

O governo francês anunciou, dia 29, que não haverá actualizações salariais em 2018 para os funcionários públicos.

A medida foi revelada pelo ministro das Contas Públicas, Gérald Darmanin, segundo o qual «a França não tem meios para continuar a aumentar salários» no sector.

Após cinco anos de congelamento salarial (2010-15), os funcionários públicos beneficiaram de um ligeiro aumento de 0,6 por cento em Julho de 2016, voltando a ser aumentados em Janeiro último na mesma percentagem.

O novo congelamento foi decidido após o Tribunal de Contas (TdC) ter apelado à tomada de medidas de contenção da despesa, de modo a não ultrapassar o limite de três por cento do défice público, imposto pelos tratados europeus.

Segundo a auditoria do TdC é preciso efectuar cortes na ordem dos quatro a cinco mil milhões de euros para que o défice deste ano fique abaixo daquele limite.

O ministro não revelou quais as medidas que serão tomadas, mas adiantou que «toda a gente vai contribuir, devemos todos colectivamente fazer esforços», garantindo que a regra do défice será cumprida sem aumentar os impostos.



Mais artigos de: Breves Europa

Itália ameaça fechar portos a navios com migrantes

A Itália ameaça fechar os seus portos a navios com pavilhão estrangeiro com migrantes a bordo socorridos no Mediterrâneo, segundo noticiou, dia 28 a Agência France Presse. Segundo a imprensa italiana, o representante italiano junto da União Europeia, Maurizio Massari, reuniu-se em...

Greve do lixo termina na Grécia ao fim de 11 dias

Os trabalhadores municipais da recolha do lixo em toda a Grécia votaram, dia 29, o fim de uma greve que durou 11 dias, contra a ameaça de despedimento que pairava sobre cerca de cinco mil contratados a prazo. A paralisação, que deixou o país inundado de resíduos, foi suspensa...

Precariedade extrema alastra em Espanha

Os contratos de trabalho com duração até sete dias já representam 25 por cento de todos os contratos temporários firmados em Espanha no primeiro trimestre deste ano. Segundo noticiou, dia 27, a agência EFE, citando dados da associação patronal de agência de...