Estivadores espanhóis prosseguem luta pelo emprego

Os estivadores dos portos de Espanha retomaram esta semana as paralisações parciais, após a associação patronal (Anesco) ter recusado, dia 16, subscrever as propostas sindicais, em particular, a garantia de emprego aos actuais trabalhadores.
Depois das greves dos dias 6, 7 e 9, com paragens laborais nas horas ímpares, os estivadores realizaram, a 14 e 15, uma greve de 48 horas, sempre com uma adesão próxima dos cem por cento, apesar de terem sido cumpridos os serviços mínimos.
Segundo números do Ministério do Fomento, 34 navios foram desviados de vários portos de Espanha e vários operadores estão a organizar rotas alternativas para a entrada e saída de mercadorias do país.
Só a greve de 48 horas terá tido um impacto financeiro de 110 milhões de euros, de acordo com a estimativa da Agência Estatal dos Portos do Estado.
As estruturas sindicais mostram-se determinadas a prosseguir a luta, exigindo fundamentalmente a manutenção dos postos de trabalho. Nesse sentido anunciaram um calendário de novas greves que se estende até 8 de Julho.


Mais artigos de: Breves Europa

O PCP no Congresso do Die Linke

Nos passados dias 9, 10 e 11 de Junho realizou-se em Hannover o Congresso do Die Linke. O PCP fez-se representar por Paulo Costa, membro do Secretariado de Apoio aos deputados do PCP no Parlamento Europeu. O Congresso do Die Linke integrou-se na preparação das próximas eleições federais...

Milhares em Madrid exigem acolhimento de refugiados

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 17, na capital de Espanha para exigir ao governo de Mariano Rajoy que tome medidas urgentes para cumprir o compromisso de receber 17 mil refugiados até 26 de Setembro.Com o lema «Basta de desculpas. Não às barreiras. Queremos acolher já!»,...

Sinn Féin contesta pacto de governo com unionistas

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, acusou, dia 15, a primeira-ministra britânica, Theresa May, de quebrar o acordo de paz de Belfast, ao negociar um pacto de governo com o Partido Democrático Unionista (DUP).«Dissemos-lhe muito abertamente que está a romper o acordo de Sexta- -Feira...